Desembargador Sebastião Ribeiro Martins coordena primeira reunião com equipe de gestão

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, realizou, nesta terça-feira (8), a primeira reunião com sua equipe de gestão. Participaram ainda do encontro os demais dirigentes do TJ-PI, desembargadores Haroldo Rehem (vice-presidente), Hilo de Almeida (corregedor-geral da Justiça) e Oton Lustosa (vice-corregedor geral da Justiça), além do diretor-geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), desembargador Fernando Lopes.

Nesta primeira reunião da equipe de gestão, gostaria de pedir a integração de todos. Gosto de trabalhar em equipe e estou muito satisfeito com a equipe que montamos. São pessoas experientes, que conhecem o TJ”, comentou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins antes de apresentar sua equipe.

A principal pauta do encontro foi o detalhamento das diretrizes da gestão 2019/2020, com destaque para três metas: buscar o aumento da produtividade do TJPI; ampliar a utilização da Mediação e da Conciliação; incrementar ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Essas diretrizes estão compiladas no documento “Diretrizes – Gestão 2019/2020”, que foi exposto aos presentes pelo secretário de Gestão Estratégica do TJ-PI, Sérgio Miranda. “Esse documento é resultado do trabalho da equipe de transição, após diálogo com os diversos setores do Tribunal, reunindo um conjunto significativo de informações sobre a gestão e os desafios do TJ-PI”, comentou o gestor, destacando que tais diretrizes estão alinhadas ao Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí para o ciclo 2015 – 2020.

O secretário explicou ainda que este é um documento prévio, que ganhará uma versão definitiva em forma de Plano de Ações, a ser confeccionado após reuniões setoriais. De acordo com a Resolução nº 04/2015, do Conselho Nacional de Justiça, a nova Diretoria do TJ-PI deve apresentar um Plano de Gestão detalhado e definitivo até o final do primeiro trimestre deste ano. A proposta é de que se chegue a um documento integrado às metas dos demais órgãos diretivos do TJ-PI (Vice-presidência, Corregedoria Geral da Justiça e Vice-corregedoria Geral da Justiça) e Ejud-PI. “A ideia é realizarmos um trabalho integrado, olhando para o Tribunal como um todo”, explicou Sérgio Miranda.

Durante o encontro, aprovou-se a proposta de atualização da composição e a renovação dos nomes que compõem o Comitê Gestor da Estratégia do TJ-PI, que deverá participar da confecção do Plano de Gestão para o biênio 2019/2020.

Panorama

Apresentaram ainda panoramas dos seus setores os secretários Paulo Ivan Santos, de Assuntos Jurídicos; José Wilson Araújo, secretário-geral; Paulo Silvio Mourão, de Administração; Roosevelt Figueiredo, de Orçamento e Finanças; Francisco de Assis Campos, de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Raimundo Antônio Cardoso, secretário judiciário; além dos superintendentes Chandra Vasques (Fermojupi) e Otávio Nogueira (Engenharia e Arquitetura).

Órgãos diretivos 

Vice-presidente do TJ-PI, o desembargador Haroldo Rehem, ressaltou a importância da confecção de um Plano de Gestão uno para o TJ-PI e da colaboração entre seus diversos órgãos e setores.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida, afirmou que dentre as metas de sua gestão está o trabalho de orientação às unidades judiciárias de primeiro grau. “É interessante observar que algumas das nossas metas coincidem com as da Presidência, como o aumento da produtividade de juízes e servidores e o estímulo à conciliação e à mediação”, declarou, antecipando que nos próximos dias realizará uma reunião de caráter semelhante na Corregedoria.

Já o vice-corregedor, desembargador Oton Lustosa, lembrou que o órgão é responsável por duas importantes atividades: controle e fiscalização das serventias extrajudiciais e coordenação da Justiça Itinerante. Além disso, também deve ganhar atenção especial durante sua gestão o Núcleo de Regularização Fundiária, iniciativa pioneira no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Encerrando a reunião, o desembargador Fernando Lopes reafirmou o compromisso da Escola Judiciária em promover cursos que atendam à demanda de servidores e magistrados por qualificação, destacando a parceria firmada recentemente com o Governo do Estado para a realização de cursos com mediação tecnológica (Educação a Distância), o que permitirá a expansão da oferta de cursos para o interior.

Reunião

Participaram da reunião os juízes auxiliares José Airton Medeiros, João Gabriel Furtado e João Manoel Ayres (Presidência), Manoel Dourado e Luís Moura (Corregedoria), e João Damasceno (Vice-corregedoria); a magistrada Melissa Pessoa; demais secretários e superintendentes da Presidência do TJ-PI; assessores da Presidência, Vice-presidência, Corregedoria e Vice-corregedoria.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email