EJE-PI traz palestra sobre “Cinema & Democracia” para Teresina

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

 

O cinema é a expressão artística mais democrática que existe. Seu caráter coletivo proporciona isso. A democracia é, em sua essência, a melhor representação de uma coletividade. Isso aproxima bastante cinema e democracia, tema da palestra promovida pela EJE-PI, apresentada por Marden Machado, crítico de cinema e servidor do TRE-PR, que ilustra a apresentação com a exibição de onze trechos de filmes e um curta-metragem.

Marden Machado é jornalista desde 1983. Mudou-se para Curitiba em 1992. Trabalhou nos jornais Diário do Povo, O Dia e Jornal da Manhã (em Teresina – PI), nas rádios Mirante FM (em São Luís – MA), O Dia FM e Antena 10 FM (em Teresina) e nas TVs Antares, Pioneira e Antena 10 (em Teresina). Colaborou com os jornais O Estado do Maranhão (em São Luís); Diário do Nordeste (em Fortaleza – CE); Correio do Povo, O Estado do Paraná, Folha de Londrina e Gazeta do Povo (em Curitiba – PR) e com as revistas Guarnicê (em São Luís – MA); Videomagia (em Fortaleza); Wizard Brasil e Starlog Brasil (em São Paulo). Participou da equipe responsável pelo jornal oficial do FestRio 1989. É roteirista e também comentarista de cinema do programa Light News, da Transamérica Light FM, bem como da rádio CBN Curitiba. Participa também dos programas Fale Com Maria, da TV Evangelizar e Caldo de Cultura, da UFPR TV. É autor do livro “Cinemarden – Um Guia (Possível) de Filmes”, lançado pela Editora Arte e Letra, de Curitiba. Comenta um filme por dia no site Cinemarden, e tem dois canais sobre cinema no YouTube.

 

A palestra acontece no plenário Desembargador Hely Ferreira Sobral (prédio-sede do TRE-PI), das 8:00 ao meio-dia de 28.04, e tem suas 270 vagas voltadas a servidores do TRE-PI e demais órgãos do Poder Judiciário do Piauí, comunidades jurídica e acadêmica interessadas.

As inscrições podem ser feitas no site do TRE-PI, no valor de 1kg de alimento não-perecível, a ser entregue na entrada da palestra. Informações adicionais poderão ser obtidas na Escola Judiciária Eleitoral do Piauí, pelos telefones (86) 2107-9802/9863, ou pelo e-mail eje@tre-pi.jus.br.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email