Ejud-PI realiza entrega de certificados a concludentes de Cursos de Mediação e Conciliação Judiciais

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

  A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), solenidade de entrega de certificados aos concludentes dos Cursos de Mediação e Conciliação Judiciais, oferecidos pela instituição e reconhecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam). Ao todo, sete turmas já concluíram o curso, que é realizado em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fenando Lopes, e o vice-diretor da Escola, desembargador Edvaldo Moura, participaram da entrega dos certificados.

“Essa é a primeira entrega de certificados que fazemos dos Cursos de Mediação e Conciliação Judiciais. É um momento especial para a nossa Escola, não é fácil termos esse reconhecimento da Enfam, por isso, agradeço a todos que trabalharam nesse projeto, tanto a equipe da Ejud, quanto a equipe do Nupemec”, declarou o desembargador Fernando Lopes. A magistrada Lucicleide Pereira Belo, juíza titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina e coordenadora do Nupemec, também lembrou o trabalho árduo visando ao reconhecimento do curso pela Enfam e parabenizou servidores e concludentes pelo sucesso.

O presidente do TJ-PI agradeceu o empenho dos servidores da Escola e do Nupemec e ressaltou que dentre as metas de sua gestão estão a melhoria da produtividade e o fomento à mediação e à conciliação. “Com a formação de novos conciliadores e mediadores, podemos oferecer um melhor serviço à sociedade. Entendemos que a solução pacífica de conflitos é um caminho fundamental para a redução da judicialização e, consequentemente, para uma maior produtividade do Judiciário”, argumentou.

Em nome dos concludentes, o policial militar da reserva Rogério Almeida afirmou que mediação não é uma utopia, mas uma forma eficiente de solução de conflitos. “Antes da mediação, eu era uma pessoa; após o curso de mediação, tenho outra visão de mundo”, detalhou.

Participaram ainda da entrega dos certificados o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Manoel Dourado, e a superintendente da Ejud-PI, Evangilina Dias.

Curso


Os Cursos de Mediação e Conciliação Judiciais oferecidos pela Ejud-PI em parceria com o Nupemec possuem etapas teórica e prática. Ao todo, a formação tem carga horária de 100horas/aula, sendo 40% dedicadas ao módulo teórico 60%, ao estágio supervisionado obrigatório realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Ao fim do curso, os participantes estarão aptos a compor o banco de Conciliadores e Mediadores judiciais voluntários do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email