Início » Coordenadoria da mulher » Coordenadoria da Mulher e Central de Inquéritos do TJ-PI visitam TJ-MA

Coordenadoria da Mulher e Central de Inquéritos do TJ-PI visitam TJ-MA

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Representando a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Piauí (CEM) e a Central de Inquéritos de Teresina, as servidoras Aline Abreu e Anedina de Deus, realizaram visita técnica à Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão, na cidade de São Luís.

A visita teve como objetivo a troca de experiências, no sentido de conhecer os projetos, as atividades desenvolvidas, a estrutura e a rotina de trabalho da Coordenadoria da Mulher do Maranhão (CEMULHER).

As Coordenadorias dos Tribunais de Justiça do país são órgãos permanentes de assessoria da Presidência e tem como atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura Judiciário na área do combate e prevenção a violência doméstica e familiar contra as mulheres, dentre outras.

No Piauí, a unidade tem como Coordenador Geral, o Vice-Presidente, Desembargador José James e a Central de Inquéritos tem como titular o juiz Luiz de Moura. No Maranhão, a Coordenadoria da Mulher é presidida pela Desembargadora Angela Salazar.

A Psicóloga da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, Aline Abreu, explicou que a Coordenadoria do Maranhão foi escolhida para a visita, por vir se destacando na prevenção e no combate a violência doméstica contra a mulher, sendo inclusive, de acordo com o relatório do CNJ, o estado que teve a maior quantidade de decisões judiciais proferidas durante a realização da 10ª semana do Programa Nacional Justiça Pela Paz em Casa em março desse ano.

A responsável pelo projeto Ressocializar Para Não Prender, da Central de Inquéritos de Teresina, Anedina de Deus, destacou a importância de conhecer as ações e projetos voltados para essa área, devido ao elevado número de autuados nos crimes de violências doméstica, muitos estão relacionados ao uso de drogas e álcool.

“Conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas pela CEMULHER foi uma experiência enriquecedora, tivemos a oportunidade de acompanhar o comprometimento da equipe e a motivação de todos os juízes que trabalham com essa matéria. Esperamos implementar aqui no Piauí as boas práticas desenvolvidas a nível nacional nessa área”, destacou a psicóloga da Coordenadoria da Mulher, Aline Abreu.

Relatório da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI

FONTE: Coordenadoria da Mulher TJ-PI

Compartilhe: