Equipe do TJ-MS visita o Piauí para conhecer Programa de Cuidado Integral ao Paciente Psiquiátrico executado pela VEP de Teresina

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) recebeu, na última sexta-feira (28), uma comitiva formada por membros do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) e das Secretarias de Justiça e de Saúde do estado do Mato Grosso do Sul. A visita foi de natureza técnica e teve como objetivo conhecer mais a respeito do trabalho que o Poder Judiciário piauiense realiza com apenados acometidos por problemas mentais. Estiveram presentes, além de membros do TJ-PI e TJ-MS, o secretário de Saúde do Estado do Piauí, Florentino Neto, e médicos e psicólogos sul-mato-grossenses.

A visita, que durou três dias, passou ainda pelo Ministério Público do Piauí e pela Unidade de Apoio Prisional da cidade de Altos. Em seguida, a equipe do TJ-MS visitou o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu e o Serviço Residencial Terapêutico. A última parada da equipe foi no TJ-PI, onde se encontraram com o desembargador Sebastião Martins e acompanharam a apresentação do Programa de Cuidado Integral ao Paciente Psiquiátrico no Piauí (PCIPP), projeto da Vara de Execuções Penais  (VEP) de Teresina.

Em reunião com o presidente do TJ-PI Sebastião Martins, membros do Judiciário piauiense e do Governo do Estado discutiram com a equipe mato-grossense formas de colaboração e troca de conhecimentos. Para o desembargador, o Piauí é uma referência no trato de presos com problemas mentais e a reunião foi uma excelente oportunidade de compartilhar os conhecimentos e práticas piauienses com um tribunal irmão: “Nossos colegas do Mato Grosso do Sul vieram ao Piauí com a intenção de conhecer o sistema prisional piauiense. Nós sabemos que antigamente havia presos abandonados em hospitais e hospitais prisionais, mas graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Justiça e da Vara de Execuções Penais, essa situação mudou. E o que nossos colegas do Mato Grosso do Sul vieram saber é que técnicas aplicamos para efetuar essas mudanças”, afirma o desembargador.

Para o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, a visita reafirmou status de exemplo que o estado tem no judiciário nacional: “O que os nossos colegas do Mato Grosso do Sul estão fazendo aqui é vendo o exemplo da condução que o TJ-PI está dando à condução penal”, diz o secretário.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email