Magistrados e desembargadores do TJ-PI participam do FONAJE em Rondônia

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Magistrados e desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participam de 17 a 19 de maio em Porto Velho (RO) do XLI Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje).

Segundo o supervisor dos Juizados Especiais, Desembargador Fernando Lopes, é mais um momento de discussão de matérias de interesse dos juizados especiais de todo o Brasil, em troca de experiências e aprovação de eventuais Enunciados.

Já o Juiz Manoel Dourado, que assumiu recentemente a coordenação estadual dos Juizados Especiais, ressaltou que “além de todos esses aspectos já relatados está se reencontrando com colegas veteranos que fazem o Fonaje, depois de um afastamento de dois anos, reencetando a luta pela melhoria do sistema, o que propiciará mais qualidade no atendimento ao jurisdicionado piauiense, missão principal de todo juiz”.

Do TJ-PI, participam do evento o Vice-Presidente, Desembargador José James; o Desembargador Fernando Lopes, Supervisor dos Jecc’s; o Juiz Manoel Dourado, coordenador dos Juizados Especiais; as juízas Mara Rúbia, Maria Helena e Carmen Ferraz, titulares de Juizados; a juíza Elvanice Pereira, auxiliar da Capital, bem como Ronaldo Maíque, chefe de gabinete de desembargador.

O FONAJE
O ‘FONAJE 20 anos’ pretende fazer um balanço na responsabilidade ética dos fonajeanos e traçar um panorama de novas atividades para com as gerações vindouras, sob a perspectiva do que já foi desenhado nas ações até hoje realizadas.

Tem como foco também refletir sobre a democratização do acesso à Justiça que implica na análise da contribuição dos Juizados Especiais para o atendimento das demandas dos jurisdicionados legitimados a utilizar sua estrutura e dos critérios que orientam o processo, sempre com o objetivo de alcançar a conciliação, tão cara ao sistema dos Juizados.

Por fim, o Fonaje busca examinar os sistemas eletrônicos e a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como instituição pública que objetiva aperfeiçoar o trabalho do Poder Judiciário brasileiro visando inferir quais as necessidades atuais dos operadores do sistema de Juizados Especiais e quais as perspectivas para o futuro sempre com foco na manutenção da adequada estrutura dos Juizados, considerando o aumento da demanda, visando, ainda, prestar uma rápida e eficaz tutela jurisdicional.

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email