Novos juízes do TJ-PI participam de capacitação e já serão destinadas para Comarcas

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Os novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), nomeados na última semana, continuam participando do curso de formação para após ingressarem em seus devidos locais de trabalho.

Passadas as solenidades de posse, os 13 magistrados iniciaram o módulo local do curso de formação. Esse curso considera a Resolução nº 2 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e tem carga horária de 480 horas, sendo uma parte de responsabilidade na ENFAN (40h) e o restante ministradas no módulo local.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência, Antonio Oliveira, que também é professor no curso e ministrou a primeira aula, no módulo local, 24h são ministradas pela Escola Judiciária Eleitoral, ou seja, conteúdo eleitoral, e o restante a cargo da EJUD.

“Neste primeiro momento temos até 17 vagas e iniciamos com 13, mas vai aumentar com as novas nomeações. O curso iniciado será concluído em dezembro. Ressalto que do total da carga horária local, 45% a 50% é conteúdo prático, ou seja, os juízes irão exercer a jurisdição. A critério do Presidente eles serão destinados para as unidades judiciárias vagas e lá permanecerão em regime de alternância. Uma semana assistem aula aqui em Teresina e na outra ficam nas Comarcas atuando”, explicou o juiz Antonio Oliveira.

Na aula inaugural do módulo local do curso de formação dos novos magistrados esteve presente o Desembargador Fernando Lopes, Diretor da Escola Judiciária do TJ-PI, que desejou boas vindas e colocou a instituição inteiramente à disposição dos novos juízes para que tenham uma boa formação.

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email