Início » TJPI » Destaques » NUPEMEC/CEJUSC recebe visita de supervisora de estágios do curso de Serviço Social da UFPI

NUPEMEC/CEJUSC recebe visita de supervisora de estágios do curso de Serviço Social da UFPI

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

O Sistema NUPEMEC/CEJUSC do TJPI, recebeu nesta última 5ª feira, dia 31.08.2017, a visita da Professora Doutora Rosilene Marques Sobrinho, supervisora de estágios acadêmicos obrigatórios do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, e titular das cadeiras Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social, Direito e Cidadania. A visita, faz parte da busca por excelência na formação dos profissionais do Serviço Social, através da interação academia e campos de atuação da profissão, uma prioridade do conjunto CEFESS – Conselho Federal de Serviço Social, CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, ABESS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

Na ocasião, as estagiárias oriundas do último concurso do TJPI e que atuam no NUPEMEC, Nívea Emanuelle Araújo de Sousa, Rosana Samille Soares Melo, e no CEJUSC, Gabriela de Sousa Silva e Jailsa Ferreira da Silva, as três primeiras alunas da Dra. Rosilene apresentaram a esta as ações que nos respectivos órgãos desenvolvem de forma sistêmica. Bem como, os princípios, paradigmas e eixos orientadores da política judiciária de solução de conflitos e cidadania do TJPI, forma de substancial acesso à Justiça na qual estão integradas.

Via esta política, o Judiciário se apresenta à sociedade em geral e aos cidadãos individualmente, mais próximo destes, sintonizado com suas demandas por cidadania e garantia de direitos. Orientando-se pelo modelo conhecido como “fórum de múltiplas portas”, o Judiciário deixa de oferecer aos cidadãos uma única via de dirimir conflitos, o necessário rito tradicional da via monocrática do julgamento e sentença do Juiz, a este somando outras vias, com ritos mais simplificados e céleres, apropriados á natureza e peculiaridade de cada conflito, que levam em conta a natureza sociojurídica destes conflitos, por meio dos quais as partes envolvidas consensualmente, encontram a solução mais adequada e satisfatória para ambas. Com esta ampliação de possibilidades o judiciário se torna reconhecido pelos jurisdicionados enquanto espaço privilegiado de disseminação de uma cultura de paz e diálogo e não apenas como um prolatador de sentenças.

Manifestou a visitante, satisfação em poder ver a atuação de suas alunas no campo de estágio que buscaram, a interação entre os setores e a possibilidade da atuação interprofissional assistida. O que segundo ela, denota avanço no sentido do fortalecimento da cidadania e da ampliação de acessos a direitos pelos cidadãos, com o cumprimento pelo Poder Judiciário, de sua missão enquanto este estatal de responsável por políticas públicas, assumindo seu papel de construtor de cidadania e de políticas públicas no campo da cidadania. Tarefa na qual os diferentes saberes se encontram.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email