Ouro, prata, bronze e dedicação: Saiba como o juiz Reginaldo Alencar se tornou um super campeão

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A famosa citação latina que em seu contexto é parte da resposta do poeta romano Juvenal à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida – Mens sana in corpore sano –, poderia muito bem resumir a filosofia de vida do Juiz de Direito Reginaldo Alencar, um multiatleta campeão a serviço da Justiça do Piauí.

E como todo atleta, sua vida no esporte se resume a muitos treinos, dedicação, superação e, claro, troféus e medalhas. Cada um especial, formando o DNA do magistrado campeão.

Mas antes das chuteiras e tênis, a toga…

Antes de conhecermos o currículo deste juiz vencedor no esporte, necessário se faz conhecermos sua atuação em família e na magistratura, que em virtude dos desafios de cada dia, também é uma verdadeira disputa olímpica.

O juiz Reginaldo Alencar é casado com a Gladys Carvalho de Alencar, médica do Tribunal de Justiça do Piauí, com a qual teve três filhos: Igor Rafael Carvalho de Alencar (Juiz de Direito da segunda vara da Comarca de São Raimundo Nonato); Alisson Carvalho de Alencar (Procurador do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso) e Filipe Carvalho de Alencar (Advogado). Tem ainda duas netinhas, a Beatriz e a Sofia. Peculiaridade… é a única vez que o TJ-PI tem um pai e um filho simultaneamente Magistrados.

Esposa Gladys Carvalho e os filhos Igor Rafael, Filipe Carvalho e Alisson Carvalho

Em cinco de maio de 1997, o Dr. Reginaldo Alencar teve um motivo para sorrir. É que naquele dia nosso personagem toma posse no cargo de juiz substituto no Gabinete do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí..

Como os atletas iniciantes que percorrem muitos clubes (a maioria é assim), Dr. Reginaldo Alencar, agora já empossado como magistrado no Piauí, teria que percorrer muitas cidades do interior do Estado. Adquiria, assim, experiência na atuação judicial e seu mister poderia ser desempenhado da forma mais eficiente possível. Eficiência esta sempre presente em sua vida, quer seja no cuidado e zelo com suas decisões na Justiça, quer seja nas modalidades esportivas em que participa.

Para o juiz Reginaldo Alencar foi um momento importante, em que pode conhecer o Piauí, seu povo e, principalmente, como é a Justiça que integra.

“Entrei em exercício em 1997 na Comarca de Socorro do Piauí. Depois, trabalhei nas Comarcas de Luzilândia, Joaquim Pires, Aroazes, São Miguel do Tapuio, Palmeirais, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Sempre cumulando com a Justiça Eleitoral, inclusive presidindo Eleições. Antes, trabalhei 18 anos na Polícia Federal. Ao andar pelo estado, aprendi muito, sobretudo, sobre os anseios da população, que a cada dia busca a Justiça para obter algum direito que lhe é tirado. Uma missão que cumprimos da maneira mais eficaz que nos é possível”, destaca o juiz.

Atualmente, Dr. Reginaldo Alencar responde com titularidade plena pela 2ª Vara da Infância e da Juventude e é substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

ATLETA DE SELEÇÃO
Após a toga, os campos, quadras e pistas…

A dedicação pelo esporte começou cedo, desde os tempos de Ensino Médio, na Escola Técnica. Lá, Reginaldo Alencar encontrou o basquete, chegando a disputar os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) e, posteriormente, vindo a integrar a seleção piauiense da modalidade. Um destaque e tanto.

“Foram momentos especiais, de competição, tudo muito bom. Ao entrar para a Polícia Federal, continuei praticando esportes, vários. Comecei a praticar o futebol society nesta época. Ao entrar para a magistratura, logo passei a integrar o time de futebol society, à época comandado pelo Desembargador Raimundo Alencar”, frisa.

AS DISPUTAS E CONQUISTAS
Após este início no mundo esportivo, Dr. Reginaldo Alencar prosseguiu com a vida dupla: magistrado e atleta. A energia que ganhava na prática esportiva usava no trabalho de julgador. As duas atividades construíam um homem feliz, realizado e com auto estima elevada. As disputas e conquistas vinham em meio às decisões interlocutórias e sentenças.

“Minha primeira participação em competições pela seleção dos magistrados foi no torneio Norte-Nordeste, em Fortaleza-CE, em 1997, em que nos classificamos para o torneio nacional realizado em São Paulo. Na época, eu era o goleiro. Em 2009 fomos vice-campeões na modalidade sênior, uma das quatro modalidades do torneio (as outras são livre, master e supersênior). Em 2014, após as festas de final de ano eu voltei um pouco acima do peso e mudei de categoria. Entrava para o atletismo. A preparação dali em diante era para participar dos jogos olímpicos da magistratura, que ocorrem de 2 em 2 anos. Com um planejamento específico e muita dedicação, fui participar dos jogos e acabei ganhando as medalhas de ouro nos 100 metros rasos, ouro também no revesamento 4X100, compondo a equipe de Pernambuco. Prata nos 400 metros e bronze nos 200 metros, isso competindo com juízes de todo o Brasil. Uma conquista pessoal, uma importante marca para a magistratura do Piauí”, explicou o juiz Reginaldo Alencar, lembrando ainda que em 2016, teve uma rápida volta aos gramados para jogar o torneio do Iate Clube de Teresina, onde foi campeão com o time ’14 AMIGOS’.

MAIOR CONQUISTA
As inúmeras medalhas no atletismo foram importantes, conquistas emocionantes, revela Reginaldo Alencar. Porém, uma conquista no futebol society é guardada com mais emoção. Como bom brasileiro, a vitória nos gramados paranaenses foi a mais comemorada que já teve.

“Para um atleta vencer é sempre o objetivo máximo e todas as conquistas têm um sabor especial. Mas ser campeão nacional de futebol society, no Paraná, foi a conquista mais importante. Vencemos os magistrados do Paraná na semifinal e os mineiros na grande final. Fomos campeões, cantamos o hino do Piauí no Sul do Brasil, fomos os melhores do país. Aquela conquista de 2010 foi inesquecível”, relata o magistrado, deixando transparecer, em seu frio gabinete, toda o calor da emoção vivida nos gramados.

TREINO FORTE, ALUNO DEDICADO
O bom desempenho nos jogos olímpicos da magistratura, competição em que papou medalhas de ouro, prata e bronze no atletismo não foi por acaso. O resultado foi fruto de um trabalho especial feito pelo alteta-juiz na academia Profity, aos cuidados da personal Ana Maria Ribeiro de Sousa.

É ela quem desenvolve os treinos específicos para cada disputa do magistrado campeão. Ana Maria explica como é a rotina e destaca que Reginaldo Alencar é um aluno dedicado.

“O primeiro trabalho feito foi de musculação, fortalecendo a musculatura como um todo. Iniciou bem antes da disputa da olimpíada. Foram treinos três vezes na semana, bem focados na estrutura que seria mais usada nas corridas e deu tudo certo. Ele voltou com muitas medalhas e nos surpreendeu. Agora já se prepara para as próximas disputas e esperamos que os resultados se repitam e até melhorem. Ele é um orgulho aqui e exemplo de dedicação”, ressalta Ana Maria, que é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício.

ESPORTE É VIDA”
Ao falar sobre sua árdua rotina na magistratura estadual, o juiz Reginaldo Alencar observa que o esporte tem uma função importantíssima em sua vida, pois além de proporcionar momentos de alegria fora do trabalho, ainda lhe condiciona para a dura jornada como julgador.

“O esporte me permite ter uma resistência melhor para encarar as longas audiências. Permite-me ter a concentração necessária para, diante dos autos, decidir da forma mais tranquila possível. Faço longas audiências criminais que vão de 8h às 14h e isso demanda resistência. Os treinos me ajudam muito. Esporte é vida e enquanto viver estarei consumindo esta fonte de energia. Não tenho dúvidas que o esporte me torna um profissional melhor”, assevera o magistrado-atleta, citando a conhecida e oportuna frase: “Mens sana in corpore sano”.

TALENTOS DO TJ-PI
Esta é a terceira reportagem do projeto ‘Talentos do TJ-PI’, que destaca os talentos de servidores e magistrados do Poder Judiciário Estadual. Quer participar? Tem um talento? Entre em contato com a Assessoria de Imprensa e marque sua entrevista pelos fones 3216-7435 e/ou 99990-4400.

CONFIRA AS OUTRAS HISTÓRIAS E SEUS PERSONAGENS
Terapia de vida: Assistente Social escritora usa talento para melhorar seu trabalho 

TALENTOS DO TJ-PI: Dos bits à serra: conheça o mundo do ‘inventor’ Assis Campos

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA REPORTAGEM
 

          

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email