Piripiri promove lançamento do Projeto Mãos EmPENHAdas

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A comarca de Piripiri, a 160 km de Teresina, promoveu, nesta quinta-feira (22), o lançamento do projeto Mãos EmPENHAdas, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, com apoio do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e da 1.ª Vara Criminal da comarca de Piripiri. Durante o evento, realizado no Auditório do Fórum Des. João Turíbio Monteiro de Santana, a Rede de enfrentamento à violência contra a mulher, empreendedoras e colaboradoras do ramo da beleza e da estética participaram do lançamento do projeto na Comarca. A atividade é parte da 14.ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece nesta semana em todo o Piauí.

De acordo com Leina Mônica, assistente social da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, essa foi uma importante oportunidade para apresentar o trabalho do Poder Judiciário no combate à violência doméstica e de mostrar formas de como a sociedade pode colaborar no combate a esta prática. “O projeto Mãos EmPENHAdas é, na verdade, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul que está sendo reaplicado aqui no Piauí. Nós fizemos toda a exposição, toda a apresentação do projeto para as empresárias e para a sociedade da cidade e creio que tivemos uma boa receptividade”, avalia.

O projeto tem como objetivo capacitar profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de reduzir os índices de violência e opressão em todos os espaços. A ideia é fazer com que essas profissionais consigam identificar os tipos de violência e orientar as clientes sobre como ter acesso aos serviços da rede de enfrentamento e proteção à mulher.

A primeira capacitação ocorrerá no dia 16 de setembro, no auditório do Auditório do Fórum Des. João Turíbio Monteiro de Santana, a partir das 14h.

Mais Vale Prevenir do Que Remediar
Também na manhã de ontem, as servidoras do Judiciário da comarca de Piripiri participaram de uma rodada de palestras do projeto “Mais Vale Prevenir do Que Remediar”, cujo objetivo é ter mais mulheres preparadas para o enfrentamento à violência contra a mulher. Para Leina Mônica, “quanto mais informações as servidoras têm, mais fortalecidas elas ficam e podem enfrentar melhor essa situação”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email