Prática do projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação” acontece na próxima segunda-feira (26)

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Será promovida, na próxima segunda-feira (26), no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), dinâmica do projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”. O projeto é desenvolvido pelo TJ-PI, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), e é vinculado ao Núcleo de Soluções Sistêmicas. A atividade será aplicada, a partir das 8h30, pela facilitadora e coordenadora do programa, Adriana Queiroz.

As práticas de Constelação Familiar são promovidas no Judiciário ao longo do ano, uma vez ao mês,  com o objetivo de solucionar conflitos existentes entre os sistemas familiares dos participantes para, dessa forma, evitar a judicialização dessas pendências.

Podem participar das dinâmicas de constelação além das partes interessadas na resolução de seus litígios, advogados, mediadores, servidores e demais convidados interessados na cultura de paz.

De acordo com Adriana Queiroz, as pessoas são reunidas em grupo e são instruídas a interagir umas com os outras, de forma espontânea, a fim de interpretarem seus sentimentos e opiniões em relação ao outro membro de seu sistema familiar. Por meio dessa atividade, a mediadora avalia padrões de comportamento desses indivíduos para tentar identificar a causa raiz do conflito familiar e propor soluções que sejam satisfatórias a todos os envolvidos.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email