Projeto Ipê: 3ª Vara da Família e Sucessões de Teresina realiza reunião de avaliação

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A 3ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Teresina realizou, nesta sexta-feira (8), reunião com os integrantes do Projeto Ipê, a fim de avaliar o trabalho de priorização do cumprimento da Meta n° 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): “julgar pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31/12/2015”. Durante o encontro, houve a discussão de iniciativas que possam garantir o cumprimento da meta, bem como um ambiente de trabalho mais saudável.

O Projeto Ipê foi implantado no dia 7 de janeiro deste ano na unidade e estabelece que cada servidor do gabinete é responsável pelo acompanhamento de um conjunto específico de processos, durante todas as suas fases, até a sentença. Dessa forma, o processo não precisa ser estudado novamente, por outro servidor, a cada movimentação, inclusive quando o feito vai à secretaria para cumprimento.

“Como o projeto é construído por todos que integram a unidade, a equipe fica mais animada ao sugerir soluções para, juntos, alinharmos a melhor maneira de cuidar dos processos e elaborar ferramentas próprias para a unidade”, declara a magistrada Keylla Ranyere Procópio, juíza titular da 3ª Vara de Família e Sucessões de Teresina e coordenadora do Projeto Ipê, juntamente com a juíza auxiliar Elvanice Frota Gomes.

Keylla Ranyere ressalta que, em virtude do êxito no andamento do projeto, “a 3ª Vara da Família tem recebido visitas de juízes de outras unidades que querem conhecer o Projeto Ipê e saber como funciona sua metodologia” e que já há comarcas do interior replicando a proposta. “Esse reconhecimento é uma satisfação para toda a equipe, que se sente valorizada e motivada”, complementa.

Durante a reunião de acompanhamento, a juíza enfatizou a importância de haver um ambiente de trabalho mais saudável e propôs, juntamente com a equipe, buscar parcerias com entidades ou profissionais ligados à área da saúde a fim promover na unidade exercícios laborais e orientações relacionadas a postura, por exemplo, como forma de prevenir problemas de saúde. “Vivemos em um ambiente propício ao estresse, então, queremos incluir entre nossa rotina de trabalho momentos para evitar esse desgaste, como fazer uma caminhada, marcar uma reunião fora do ambiente de trabalho”, exemplifica Keylla Ranyere.

Ipê

A escolha do nome “Ipê” remete à identificação dos piauienses com a planta nativa da região, além da simbologia de sua florada, que acontece por volta dos meses de setembro e outubro. O nome do projeto remete a uma analogia entre o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto e o ipê: durante todo o ano se dá silenciosamente e os resultados são visíveis mais claramente nos meses finais, quando a Meta n° 2 for cumprida.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email