Projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”: Constelação Familiar será promovida no dia 29 de julho

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), promoverá, na próxima segunda-feira (29), mais uma prática de Constelação Familiar no Judiciário. A atividade faz parte do projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”, coordenado pela facilitadora Adriana Queiroz, e tem início a partir das 8h 30, no Auditório Pleno do TJ-PI (3° andar).

As práticas de Constelação Familiar, aplicadas pela facilitadora Adriana, envolvem técnicas pertencentes aos métodos conciliatórios e de mediação. Conflitos de natureza conjugal e/ou relacionados ao ambiente de trabalho também podem ser compreendidos por meio dessas práticas, consideradas como atividades terapêuticas.

Durante a dinâmica, os participantes (partes, advogados, mediadores, servidores e demais convidados) são instruídos a relacionarem-se com os membros de seu sistema familiar, com o qual possuem divergências, interagindo uns com os outros, de forma espontânea. Dessa forma, a mediadora busca identificar a causa raiz de determinadas pendências pessoais e padrões de comportamento, a fim de encontrar uma solução satisfatória para as partes envolvidas e, assim, evitar a judicialização destes conflitos.

Projeto
O Projeto foi desenvolvido pelo TJ-PI e é vinculado ao convênio com o Núcleo de Soluções Sistêmicas. No TJ-PI, a Constelação Familiar é promovida uma vez ao mês, ao longo do ano, abordando temas relacionadas à guarda, herança, divórcio e alienação parental, violência doméstica, adoção, proporcionando aos jurisdicionados reconciliação com a própria história de vida e conciliação no processo judicial.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email