Início » Coordenadoria da mulher » Semana da Justiça Pela Paz em Casa realiza ação junto ao clero

Semana da Justiça Pela Paz em Casa realiza ação junto ao clero

Publicado por: admin

 
 

 

Reunidos em retiro no Centro de Treinamento “Padre Tony Batista”, no bairro Socopo (zona leste de Teresina), cerca de 110 padres de todo Estado receberam membros da Coordenadoria da Mulher, do TJPI bem como o vice-presidente do TJPI, desembargador José James Gomes Pereira, o juiz auxiliar da Presidência, Antonio Oliveira, a vice-governadora Margareth Coelho, a advogada Karla Oliveira, da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, e a delegada Eugênia Villa.

O grupo foi recebido pelo arcebispo Dom Jacinto Furtado e pelo padre Tony Batista, orientadores do retiro. A visita fez parte de ação socioeducativa do TJPI dentro da sétima edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa.

Dirigindo-se aos presentes, a vice-governadora Margareth Coelho elencou ações do governo estadual voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, como é o caso do aplicativo “Salve Maria”, prestes a ser lançado e que possibilitará tanto o alerta de violência em tempo real quanto a delação de forma anônima, por terceiros, de casos. A advogada Karla Oliveira, da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados-Secção PI e intermediadora do encontro junto à Diocese, agradeceu a acolhida da visita e reforçou o compromisso da Ordem em combater a cultura do sexismo e do estupro.

Já o desembargador José James pediu engajamento na luta contra a violência doméstica através da intervenção direta das paróquias. O juiz Antonio Oliveira lembrou a importância dos sacerdotes enquanto formadores de opinião, e recorreu a dados para reforçar que não há distinção de classes quando se trata de violência doméstica. “A violência doméstica é um crime invisível”, lembrou o magistrado, “Ele acontece no silêncio dos lares, das alcovas, sob o olhar silencioso de outros membros da família, o que lhe confere um ar de sigilo e cumplicidade”. O juiz Antonio Oliveira também chamou a atenção para o alcance da violência doméstica, que ressoa nos outros membros da família, gerando um ciclo de violência.

O arcebispo Dom Jacinto e o padre Tony Batista agradeceram a visita dos representantes ao retiro e de pronto requisitaram cartilhas socioeducativas, para que os sacerdotes possam de imediato começar a difusão e divulgação do material em suas paróquias.

Ações paralelas

Na sua sétima edição, que se encerra nesta sexta-feira, 10.03, a Semana da Justiça Pela Paz em Casa apreciou 41 processos pautados na esfera judicial e mais 70 em fase de instrução e julgamento. A Semana realizou também palestras de caráter socioeducativo em Núcleos de Apoio à Saúde da Família em três das quatro zonas urbanas da capital.

As comarcas de Picos e Parnaíba também desenvolveram ações paralelas às atividades judiciárias da Semana através de seus Núcleos Multidisciplinares voltados à Lei Maria da Penha. A Semana da Justiça Pela Paz em Casa é uma ação do Conselho Nacional de Justiça, com apoio dos tribunais estaduais; no Piauí, governos estadual e municipal, através de suas secretarias de ações sociais, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – secção PI são parceiros na sua realização.

GALERIA DE IMAGENS

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe: