Solução de conflitos: Creci-PI inaugura Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem nesta sexta (8)

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 23° Região (Creci-PI), por meio de cadastramento feito junto ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), inaugura, nesta sexta-feira (08), às 9 h, sua Câmara Privada de Mediação, Conciliação e Arbitragem. A solenidade de inauguração será realizada na sede da Autarquia Federal, localizada na Rua Mato Grosso, n° 275, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.

De acordo com a juíza Lucicleide Pereira Belo, titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina e coordenadora do Nupemec, “a Câmara do Creci-PI preencheu os requisitos exigidos pela Resolução n° 25/2010 e o cadastramento da Câmara foi deferido pelo Tribunal de Justiça”. A magistrada afirma ainda que “as Câmaras Privadas, assim como os mediadores externos, devem fazer o cadastramento no Nupemec para que possam atuar como um centro de conciliadores e mediadores e realizarem sessões de mediação judiciais”.

A coordenadora do Nupemec ressalta a importância das Câmaras Privadas quanto à prestação de atividades de mediação judicial e, consequentemente, à garantia de maior celeridade aos processos no Judiciário, tendo em vista “que os juízes terão mais tempo para analisar e julgar processos que realmente requerem a judicialização”. E acrescenta que “uma Câmara Privada poderá dar uma atenção adequada a quem procura resolver um conflito”.

As Câmaras Privadas que queiram contribuir com a divulgação da cultura de conciliação e mediação poderão efetuar a inscrição no Cadastro Estadual de Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. “A cultura da paz precisa ser disseminada e divulgada para que todos possam conhecê-la e, no futuro, possam escolher onde resolver seus conflitos”, reitera a magistrada Lucicleide Pereira Belo.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email