Teresina em Ação: Nupemec, Cejusc e Justiça Itinerante recebem prêmio “Gente de Ação”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Teresina e a Justiça Itinerante receberam, na noite desta quarta-feira (13), o prêmio “Gente de Ação”, concedido pela Prefeitura de Teresina em agradecimento aos serviços prestados à população durante as atividades do projeto “Teresina em Ação”. Os troféu foram entregues à juíza Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do Nupemec, à superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, além de outros cerca de cem colaboradores do projeto. O “Teresina em Ação” promove ações de cidadania nos espaços públicos, levando atividades e prestação de serviços aos teresinenses. Em 2019, a primeira edição acontece neste sábado (16), no bairro Uruguai (Praça da Morgação).

O Cejusc e o Nupemec são unidades do Poder Judiciário especializadas em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania, com auxílio de um conciliador. Os serviços de conciliação e mediação possibilitam às partes envolvidas em um conflito a resolução por meio de um acordo satisfatório, de modo a evitar a sua judicialização.

Já a Justiça Itinerante é uma unidade judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) que presta atividade jurisdicional de maneira descentralizada e visa ao julgamento de ações em fase pré-processual, em que haja consenso entre partes hipossuficientes. Dentre os serviços oferecidos pela unidade está a habilitação para casamento comunitário.

A juíza Lucicleide Belo relatou que as unidades têm uma parceria firmada, desde 2017, com a Prefeitura de Teresina para realização do “Teresina em Ação” e “participam todos os anos dos eventos promovidos pelo projeto, levando à população de Teresina os serviços de conciliação e mediação, além de orientações relacionadas a direitos e cidadania”, como orientações para pessoas que querem emitir a carteira de identidade, orientações de como converter a união estável em casamento, além de recolher os nomes de casais que queiram oficializar a união, mas não têm condições financeiras.

A magistrada ressaltou a satisfação de receber a homenagem em nome de todos que fazem o Nupemec e o Cejusc. “Receber essa premiação é de grande importância para o Nupemec e para o Cejusc, pois é um reconhecimento do serviço prestado pela nossa equipe. Fizemos mais de 1.500 atendimentos. Essa é a proposta do Cejusc: levar os serviços até a população”, destacou. “Além disso, o Teresina em Ação é uma oportunidade de mostrar à sociedade em geral que há outra porta, outra alternativa para resolver os conflitos, a mediação e a conciliação”, reitera a coordenadora do Nupemec.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email