Teresina em Ação: TJ-PI realiza mais de 120 atendimentos no bairro Santa Fé

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Mais uma edição do “Teresina em Ação” foi realizada, no último sábado (23), no bairro Santa Fé, zona Sul da Capital, para prestar atendimentos à população. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), esteve presente mais uma vez. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Rede Clube.

Durante o Teresina em Ação, a equipe do Cejusc esclareceu dúvidas sobre conciliação e mediação pré-processual e processual, prestou informações sobre mediação judicial e mediação digital, além de agendar as sessões de mediação para a resolução de conflitos judiciais. A equipe também efetuou, por meio da Justiça Itinerante, a inscrição dos casais interessados em participar de casamento comunitário, além de orientar as pessoas quanto à documentação necessária. “Sessenta casais fizeram o agendamento neste sábado e a previsão para realização dos casamentos comunitários é no dia 18 de maio deste ano, dentro de mais uma edição do projeto”, conta a coordenadora de políticas judiciais e cidadania do Tribunal de Justiça do Piauí, Patrícia Barros.

Foram realizados, ao todo, 120 atendimentos pela equipe do Cejusc, em sua maioria, relacionados aos casos de divórcio e pensão alimentícia e desse total, seis sessões de mediação e conciliação pré- processuais foram agendadas e encaminhadas para o Cejusc 2° Grau, para a resolução do conflito por meio de um acordo entre as partes envolvidas. Foi prestado atendimento também às pessoas com débitos bancários ou dívidas de cartões de créditos e que solicitaram a renegociação de suas pendências financeiras.

Estiveram presentes no “Teresina em Ação”, além da equipe do Cejusc, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Lucicleide Pereira Belo, e a mediadora voluntária Elizabeth Gomes da Silva.

A 19ª edição do projeto ofereceu à população cerca de 150 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer e cultura, como teste rápido de HIV, cadastramento em programas sociais do Governo Federal, alistamento militar e emissão de carteira estudantil. Além disso, em função do Dia do Consumidor (15 de março), foram ofertados serviços de orientação sobre a temática pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí e a Câmara dos Dirigentes Logistas de Teresina (CDL), além de esclarecer dúvidas sobre o andamento de processos. O evento contou ainda com a apresentação artística do cantor Marquinhos do Pará. 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email