TJ-PI discute prêmios e indicadores de gestão durante 2ª RAE de 2019

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Integrantes do Comitê Gestor da Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) participaram, na manhã desta terça-feira (3), da segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2019. Esta foi a primeira reunião do Comitê após a apresentação da redação final do Plano de Gestão do biênio 2019−2020 ao Pleno do TJ-PI. A reunião avaliou, entre outros assuntos, as mudanças nas premiações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinadas aos tribunais e estratégias para a melhoria dos indicadores do TJ-PI.

Com o fim do Selo Justiça em Números e a reunião de todos os prêmios sob uma única bandeira, — o novo Prêmio CNJ de Qualidade, apresentado ao público em maio de 2019 — o Comitê de Gestão Estratégica do TJ-PI deliberou pela priorização de três polos de avaliação usados pelo CNJ: “Governança”, “Produtividade” e “Transparência e Informação”.

Para o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, esta 2ª RAE foi essencial para a definição de novas diretrizes para o TJ-PI atingir os melhores patamares na avaliação do CNJ. “Esta foi a primeira reunião após a finalização do Plano de Gestão e estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora. Faremos uma nova reunião em agosto, conforme exige o Conselho Nacional de Justiça, na qual faremos uma avaliação final desses primeiros seis meses do ano e dos resultados obtidos até agora”, declarou.

Outro ponto de destaque é a remoção da categoria Bronze das premiações do CNJ. Isso significa que 31 tribunais ficarão sem honraria nenhuma. Para Sérgio Miranda, secretário de Gestão Estratégica do TJ-PI, “a nova metodologia de premiação empregada pelo CNJ torna a disputa muito mais acirrada”. “Nessa segunda RAE nós tivemos a oportunidade de alinhar o Plano de Gestão com as novas exigências do Conselho Nacional de Justiça e estabelecer novas metas nesses três pilares avaliados pelo órgão”, avaliou.

Composição

A composição do Comitê Gestor da Estratégia foi recentemente alterada pelo Pleno do TJ-PI, por meio da Resolução nº 127/2019, com o intuito de tornar o colegiado mais amplo, inclusive contemplando representação da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindsjus). Dentre as atribuições deste colegiado, destaca-se a elaboração e o acompanhamento do Plano Estratégico do Poder Judiciário estadual, garantindo o alinhamento das metas, projetos e ações às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email