TJ-PI e Faculdade CET firmam parceria para instalação de CEJUSC e Juizado Especial

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) celebra parceria com a Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET, firmando dois termos de cooperação, no que concerne a instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a implantação de um anexo do Juizado Especial Cível e Criminal na referida instituição. Estiveram presentes à assinatura do termo o Diretor da EJUD/TJ-PI, Desembargador Fernando Lopes, o Juiz Auxiliar da Presidência, Manoel Dourado, alunos, professores e corpo jurídico da Faculdade.

Na ocasião, o presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, destacou a instalação do CEJUSC na Faculdade CET. Conforme depoimento do presidente do TJ-PI Erivan Lopes, a iniciativa de realizar parceria com a instituição de ensino CET é uma oportunidade para o Tribunal de expandir o volume de prestação jurisdicional à população de Teresina e também, uma oportunidade para a faculdade de proporcionar aos seus alunos o conhecimento de como funciona o trâmite do processo judicial, como uma espécie de treinamento para o mercado de trabalho.

“Tendo em vista o aumento de demanda do Judiciário, em razão da crescente consciência da população em ter seus direitos atendidos, o meio mais célere, eficaz e gratuito de solucionar conflitos judiciais é por meio da Mediação e Conciliação. A parte burocrática dos processos é atenuada e ambas as partes envolvidas no trâmite dos processos são contempladas”, acrescenta o presidente Erivan Lopes.

Já a Diretora Geral da Faculdade CET, Tânia Maria Sampaio de Araújo Ferreira, informa que “é uma grande honra poder colaborar com a estrutura física da instituição para a viabilização dessa parceria com o Tribunal de Justiça e poder proporcionar aos alunos um espaço de trabalho, tanto de estágio como de observação, de leitura”.

 

Ademais a instalação das referidas unidades judiciárias no âmbito acadêmico cultivará nos alunos a cultura de paz e conciliação, além de proporcionar à comunidade mais acessibilidade e facilidade na busca e obtenção de seus direitos.

O Coordenador pedagógico da faculdade, José Ribamar Torres, ressalta a importância dessa iniciativa: “Essa política que o Tribunal de Justiça em conjunto com as faculdades estão desenvolvendo é importante, pois cria um canal de comunicação com o cidadão que demanda serviços, e rompe com uma estrutura antiga, influenciando a mentalidade e atitude da comunidade, bem como, prezando pela qualidade e nível dos resultados.”

MAIS FOTOS DA SOLENIDADE

 

FONTE: ASCOM/TJ-PI
Por Valéria Carvalho – Estagiária

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email