TJ-PI inaugura mais um CEJUSC em Teresina e amplia estrutura para mediação e conciliação

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Difundir a cultura de paz, propiciar a mediação e conciliação por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC’s). Fortalecendo esta ideia, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, inaugurou na manhã desta segunda-feira (19/11), o VIII CEJUSC, localizado na Faculdade CET.

Em solenidade prestigiada por magistrados, professores, servidores da Justiça e da Instituição de Ensino, o Desembargador Erivan Lopes destacou a importância que tem sido esta estruturação do Judiciário na busca pela redução da judicialização.

“Aqui neste local a população vai encontrar o ambiente ideal para resolver seus conflitos e a faculdade CET está de parabéns. Em nossa administração a instalação destas Unidades Judiciárias tem sido uma inovação e muito se deve ao trabalho dos juízes Manoel Dourado e Lucicleide Belo. Essa é a cultura que queremos implantar dentro das faculdades, reduzir a cultura do litígio e valorizar os acordos. Muito se tem estudado processo e pouco conciliação. O que queremos é evitar que o processo se judicialize, que seja resolvido de forma mais rápida. Enfim, um trabalho importante e que certamente já vem dando resultados, quando se consegue já altos índices de conciliação”, afirmou o Desembargador Erivan Lopes.

Para a Diretora da Faculdade CET, Tânia Sampaio, a instituição tem se preocupado na formação de seus alunos e esta formação passa pela necessidade de uma aproximação com a Justiça e que isso será possível com a parceria com o TJ-PI e a instalação do CEJUSC.

“Nossos alunos poderão aliar teoria e prática e assim, contribuir com a sociedade, que pode esperar um serviço de justiça eficiente. Nossos alunos agora terão espaço e estrutura para atender a população na manhã e tarde. O que é relevante é termos mais um ambiente em que os conflitos poderão ser resolvidos pela via da conciliação e agradecemos demais ao Tribunal de Justiça pela parceria e apoio”, comentou a Diretora.

A Coordenadora do CEJUSC, juíza Lucicleide Belo, evidenciou a trabalho de destaque na implantação da cultura de paz e no processo de desjudicialização da Justiça não só em Teresina, mas em todo o estado.

 

Em todo o Piauí já são 18 CEJUSC’s instalados, sendo 9 em Teresina e 9 no interior.

MAIS FOTOS

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email