TJ-PI realiza mais de 680 audiências na 11ª Semana Justiça Pela Paz em Casa

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou o resultado final das ações reverentes à 11ª Semana Justiça Pela Paz em Casa. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana tem como principal objetivo julgar processos envolvendo violência familiar e desenvolver ações preventivas desta prática criminosa, sobretudo, as ocorridas contra a mulher.

No TJ-PI quem coordena as ações é o Vice-Presidente e Coordenador da Coordenadoria da Mulher, Desembargador José James, que fez uma avaliação do trabalho realizado no Piauí. Para ele, muito positivo, no momento em que cumpriu aquilo que o CNJ orienta.

Nós realizamos em todo o Piauí 681 audiências, sendo 428 de instrução e julgamento, 253 audiências preliminares, 123 medidas protetivas aplicadas e 01 Júri. Estiveram empenhados na Semana 39 magistrados e 151 servidores em 30 Comarcas do estado. São números significativos e que mostram nossa preocupação com a temática. Inclusive, nas reuniões sobre o orçamento 2019, apresentamos nosso desejo em criar mais uma Vara específica para o julgamento deste tipo de crime”, informou o Desembargador José James. 

ABERTURA
Para o lançamento da XI Semana foi realizado o SIMPÓSIO “O TRABALHO EM REDE NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NO ESTADO DO PIAUI, voltado para Magistrados, Servidores, Secretários Municipais das Secretarias da Mulher, Assistência Social, de Saúde e Instituições da Rede, no AUDITÓRIO do TJ-PI.

Na oportunidade o TJ-PI recebeu a juíza Luciana Lopes, do TJDFT, que evidenciou que este enfrentamento à violência doméstica e familiar deve ser integrado, com todos os poderes atuando conjuntamente, pois os índices de violência doméstica e familiar contra a mulher é grande e preocupa as autoridades.

“O foco do nosso trabalho aqui neste evento no TJ-PI é justamente a interface do Judiciário com as políticas pública de segurança preventivas e segurança de enfrentamento a violência doméstica e familiar. Nestes 12 anos da Lei Maria da Penha, o balanço que se faz é de que se não houver integração entre o Judiciário e todas as demais instituições públicas que trabalham no enfrentamento a este problema, não vai ser possível a efetividade da lei. Por isso, a ideia é exatamente trabalharmos essa interação operacional. A partir daí, podemos executar todas as diretrizes da lei. Não é só a repressão, mas também a prevenção de violência e a garantia de direitos da mulher a assistência às mulheres vítimas”, explicou a magistrada.

VEJA COMO FOI A ABERTURA DA SEMANA

Além dos julgamentos, o Tribunal de Justiça do Piauí realizou diversas ações no sentido de preparar as pessoas para o combate à violência doméstica e familiar.

Vários juizados de Teresina foram visitados pela equipe multidisciplinar da Coordenadoria da Mulher, que apresentou aos servidores a ‘Campanha mais vale prevenir do que remediar’.

Foi apresentado o Projeto MÃOS EMPENHADAS contra a violência para empresárias do setor de beleza da cidade de Teresina, no TJ-PI, visando a sensibilização das mesmas para que as funcionárias de seus estabelecimentos fossem capacitadas para melhor atender uma cliente que esteja em situação de violência. Também participou desta ação a Gerencia do SENAC PIAUI, que estará mobilizando o publico que está sendo formado nos cursos profissionalizantes da instituição para também serem capacitados.

FOTOS DAS AUDIÊNCIAS REALIZADAS NO FÓRUM CÍVEL E CRIMINAL DE TERESINA 
FOTOS DE AUDIÊNCIAS REALIZADAS NO SESC ILHOTAS

 


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE ACOLHIDA NO SESC ILHOTAS

FOTOS DA CAMPANHA MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR NOS JUIZADOS ESPECIAIS DURANTE O MÊS DE AGOSTO ALUSIVO À XI SEMANA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

Como parte da 11ª Semana Justiça pela Paz em Casa, o Núcleo Multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Teresina realizou atividade socioeducativa junto aos alunos dos Curso Técnico em Nutrição do Centro de Educação Profissional para a Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (PREMEN Sul). A ação foi conduzida pela Psicóloga Auta Mônica de Macêdo Rodrigues, com a colaboração da Professora Cely Rosa Pinheiro, ministrante da disciplina de Saúde Pública. Foi abordada a questão do melhor manejo no atendimento da mulher vítima de violência em serviços de saúde. Esta é a última de um conjunto de três atividades planejadas para sensibilizar e capacitar alunos sobre o assunto.

COORDENADORIA DA MULHER LEVA INFORMAÇÕES PARA POPULAÇÃO NA CEAPI SOBRE COMO PREVENIR E DENUNCIAR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA          

 

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email