TJ-PI realiza palestra sobre “Os impactos do Outubro Rosa em nossas vidas”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou nessa terça-feira, (30/10), palestra sobre o tema “Impactos do Outubro Rosa nas nossas vidas”, por meio da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ), do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).

Quem ministrou a palestra foi o Médico Mastologista Luiz Ayrton Santos Júnior, que ressaltou a importância do movimento “Outubro Rosa” no combate e prevenção ao câncer de mama.

“O movimento Outubro Rosa não é só uma caminhada, uma corrida. Por trás dele existem ONGS que se reúnem e discutem leis que realmente têm impacto sobre o controle da doença. Então o câncer de mama é uma doença curável, mas que precisa ser diagnosticada no começo”, conta.

Segundo o Dr. Luiz Ayrton, o Outubro Rosa é vitorioso por ter proporcionado, através de mobilização social, a consolidação de leis como a Lei da Mamografia, a Lei dos Sessenta Dias.

Ele informa ainda que o movimento possibilitou o surgimento de outros movimentos exitosos como o Setembro Amarelo, o Novembro Azul, o Janeiro Branco, que também utilizam a abordagem de um tema relacionado a uma cor, como forma de lembrar temas importantes dentro da sociedade.

Outra ressalva que foi discutida durante a palestra foi a desmistificação das pessoas em relação à doença: “Hoje você vê várias pessoas que têm câncer que ‘saem do armário’ ; elas dizem ‘eu tive’, sem medo, encarando a doença com naturalidade, até porque ela já é presente na nossa vida e é desafiadora, pois nós vivemos em mundo cristalizado”, acrescenta Ayrton.

A palestra foi voltada para o público em geral e contou, especialmente, com a presença dos servidores, colaboradores e magistrados do Tribunal de Justiça.

A analista Judicial do TJ-PI, Nakeida Mousinho, que participou da palestra, evidencia a importância de explanar esse tema, que é tão relevante para a vida e saúde das pessoas de uma forma geral e adverte: “A gente sabe se a doença for tratada preventivamente, há muita chance de cura”.

O Outubro Rosa é uma campanha  Mundial de combate ao Câncer de Mama, realizada anualmente, e tem o objetivo principal de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o que aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.

FOTOS DO EVENTO

 

FONTE: ASCOM/TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email