Início » VEP » TJ-PI, Sebrae e Senai promoverão Workshop de Oportunidades para reintegração social de reeducandos e egressos do sistema prisional
Publicado por: Valéria Carvalho
 

TJ-PI, Sebrae e Senai promoverão Workshop de Oportunidades para reintegração social de reeducandos e egressos do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Teresina, em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promoverá, nesta sexta-feira (15), ás 8h, Workshop de Oportunidades voltado aos reeducandos e egressos do sistema prisional do Piauí. O evento visa ao desenvolvimento de atividades empreendedoras e diminuição da reincidência criminal. A atividade acontecerá na sede do Sebrae (Avenida Campos Sales, 1046, Centro, em Teresina).

Durante o workshop, o arte educador Jefferson Xavier ministrará palestra motivacional para mostrar aos participantes que eles são capazes de reinserirem-se no mercado de trabalho, montarem um negócio próprio e, assim, darem continuidade aos seus planos e suas vidas.

A palestra tratará sobre temas pertinentes ao programa Reconstruindo Vidas, que tem como foco a prevenção à reincidência criminal e a criação de oportunidades de (re)integração social destes indivíduos com ajuda de parceiros do setor público e privado. O “Reconstruindo Vidas” é um programa criado pela VEP da comarca de Teresina, conduzida pelo magistrado Vidal de Freitas Filho, e pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Piauí (GMF-PI). Dentre as ações do programa, destacam-se a promoção de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho aos egressos, liberados condicionais, liberados em regime aberto e prisão domiciliar e respectivos familiares.

As instituições parceiras contribuem para o fomento do empreendedorismo dos reeducandos, oferecendo capacitação em treinamentos em gestão e cursos profissionalizantes. Após a palestra motivacional, os participantes do evento serão atendidos pelos analistas do Sebrae e do Senai, que apresentarão soluções relacionadas à sua profissionalização.

Integram ainda a Comissão de Coordenação do Programa Reconstruindo Vidas além do TJ-PI, Sebrae e Senai, as Secretarias Estaduais de Educação, Justiça e de Assistência Social e Cidadania, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (Fecomércio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas Piauí).

Com informações de Ascom Sebrae-PI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas notícias