TJ realiza reunião para articular novas diretrizes baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizou reunião, na última terça-feira (30), com diversos setores para ajustar suas ações e normas em concordância com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião aconteceu no Palácio da Justiça e foi convocada pela Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) do TJ-PI.

Desde a virada do milênio, a ONU tem se preocupado com a melhoria da qualidade de vida e a equidade entre as pessoas do planeta. Para concretizar essas metas, foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contam com 17 pontos, e visam, entre outros fins, a erradicar a pobreza e a fome, reduzir as desigualdades sociais, promover a saúde e o bem-estar, além de criar um mundo com instituições eficazes, que implementem a paz e a justiça.

O Brasil, como um dos signatários dos ODS, tem o dever de promover as políticas desenvolvidas pela Agenda 2030. No Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem alinhado suas políticas às dos ODS, sendo seguido pelos tribunais de justiça dos estados.

Sérgio de Miranda, secretário de Gestão Estratégica do TJ-PI, classifica esse alinhamento como um desafio. “O TJ-PI está assumindo o desafio de buscar a sintonia entre seus planos e metas com os ODS”, avalia.

Após a reunião, os setores do TJ-PI se comprometeram em avaliar suas políticas e elaborar sugestões de práticas para o CNJ. Essas sugestões serão a base das novas diretrizes do CNJ, em acordo com os ODS.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email