Início » NUSA » NUSA-Artigos » O impacto do copo descartável para o planeta

O impacto do copo descartável para o planeta

Publicado por: Diarlle Carvalho

 
 

 

 

O mundo, a cada dia, vem se preocupando mais com a degradação do meio ambiente e suas consequências. A adesão de novas estratégias sustentáveis na administração pública tem sido reflexo dessa nova mentalidade voltada para a preservação ambiental, em razão de um despertar que constata que os recursos naturais devem ser utilizados de forma sustentável, objetivando preservá-los para as gerações futuras, dando ênfase também à destinação correta dos resíduos gerados com a produção de utensílios, alimentos, equipamentos, energia, etc

Os objetos plásticos descartáveis são um recurso amplamente utilizado nas esferas pública e privada e têm causado sérios problemas ao meio ambiente, em razão do seu descarte indiscriminado na natureza e do longo período de sua decomposição, que pode chegar até 400 anos.

O copo descartável é o material com menor índice de reciclagem. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem pagam em torno de R$0,20 pelo kg do copo, o que acaba gerando desinteresse por parte dos catadores. Além disso, o consumo de água para a produção de copos descartáveis é cerca de 10 vezes maior que o consumo de água para lavagem e reutilização de um copo durável.

Em razão disso, buscam-se soluções para a redução ou extinção do consumo de embalagens plásticas no âmbito da administração pública. Dessa forma, e em consonância ao disposto na Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) por intermédio do seu Plano de Logística Sustentável (PLS-TJPI), ao implantar a sua Política de Sustentabilidade, vem buscando uma forma de racionalizar os métodos de trabalho por meio de contínuas campanhas de conscientização, objetivando a inserção da cultura sustentável no ambiente de trabalho, entre seus servidores e magistrados, de modo a propagá-la para toda a sociedade.

Referência:

MEUCOPOECO. 5 motivos para NÃO usar copos descartáveis! Disponível em <https://www.meucopoeco.com.br/site/2015/07/23/5-motivos-para-nao-usar-copos-descartaveis/> Acesso em: 12 de junho de 2018

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias