Início » ORIENTAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

ORIENTAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

1) O que é COVID-19?

A doença pelo coronavírus 2019 (ou COVID-19) é uma infecção causada por um vírus chamado SARS-CoV-2. Ela apereceu pela primeira vez no final de 2019, na cidade de Wuhan, China. Pessoas com COVID-19 podem ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Problemas para respirar ocorrem quando a doença afeta os pulmões e causa pneumonia.

 

2) O que é período de incubação e qual a sua duração na COVID-19?

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem após a infecção. No caso do coronavírus, esse período pode ser de 2 a 14 dias.

 

3) Como a COVID-19 é transmitida?

COVID-19 é transmitida principalmente de pessoa para pessoa, semelhante a um resfriado comum. Isso geralmente acontece quando uma pessoa doente tosse ou espirra próxima de outra pessoa (até cerca de 1 metro). Também se acredita que ela possa ser transmitida se você tocar uma superfície que tenha o vírus e depois tocar a sua boca, nariz ou olhos. Isso também inclui contato pessoal próximo (como abraço, aperto de mão) em pessoas que estejam com o coronavírus.

 

4) Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas geralmente começam poucos dias após a pessoa ser infectada pelo vírus. Mas, em algumas pessoas, eles podem levar mais tempo para aparecer. Esses sintomas são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pode também ocorrer infecção do trato respiratório inferior, levando a sintomas de pneumonia.
Os sintomas podem incluir:

  • Tosse;
  • Produção de escarro;
  • Congestão nasal;
  • Olho vermelho;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para deglutir;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar.

 

5) Quando eu devo procurar um profissional de saúde?

Caso você apresente algum dos sintomas citados e possa ter sido exposto ao COVID-19. Você pode ter sido exposto se alguma das seguintes coisas aconteceram nos últimos 14 dias:
– Você teve contato próximo com uma pessoa que tenha o coronavírus (até 1 metro)
-Você viajou para uma área onde uma grande quantidade de pessoas tem o coronavírus

 

6) Como é feito o diagnóstico da COVID-19?

O profissional de saúde irá lhe examinar, perguntar sobre seus sintomas e também se você viajou para uma área de risco ou teve contato recente com algum portador do coronavírus. Caso haja necessidade, ele poderá solicitar exames. Os exames podem incluir a coleta de materiais respiratórios (amostra de fluidos de dentro do seu nariz e boca) que serão enviados para um laboratório. O médico também poderá achar necessário solicitar um Raio-X de tórax ou, em alguns casos, uma tomografia do tórax (dependendo da gravidade do caso e do grau de suspeição).

 

7) Como é o tratamento da COVID-19?

A grande maioria das pessoas infectadas pelo coronavírus apresentam sintomas leves e poderão ser tratadas em casa, com repouso, consumo de bastante água, e uso de medicamentos sintomáticos (antitérmicos e analgésicos). Nesses casos, a pessoa infectada não deve sair de casa, para evitar a transmissão da doença. Alguns casos mais graves, irão necessitar de tratamento no hospital, e uma pequena quantidade deles, na unidade de terapia intensiva (UTI).

 

8) Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
  • Limpar balcões e maçanetas 3 vezes ao dia.
Compartilhe: