Certificação de documentos no TJ-PI passará a ser com ‘Selo Digital’

Publicado por: admin

 
 

Uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) está permitindo que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) implante mais uma ferramenta de tecnologia.

Trata-se do Selo Digital, projeto experimental que permitirá que a certificação dos documentos no TJ-PI sejam por meio digital, trazendo mais segurança, celeridade e modernidade a esta atividade.

O Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, explica como está acontecendo a implantação do Selo Digital e quais os benefícios para todo o jurisdicionado.

"O Selo Digital é um projeto piloto que estamos fazendo no TJ-PI a partir de um software que nos foi cedido de graça pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e que visa substituir o selo da casa da moeda, que vem nos registros feitos em cartório. Este Selo é produzido a partir de um banco de dados do Tribunal do Piauí. Ele vai produzir uma espécie de código de barras, que vem impresso do documento, onde se terá todas as informações sobre o documento. Por exemplo, no caso de uma certidão de nascimento, só com a leitura ótica você vai saber onde foi feito o registro, a data que nasceu a pessoa, quem são os pais, tudo. O mesmo acontecerá com os demais documentos como escrituras, entre outros. Esta ferramenta vai permitir também que o Tribunal tenha uma maior fiscalização na prática do ato pelos cartórios, tanto os judiciais como os extrajudiciais, e também quanto ao recolhimento de custas e emolumentos", destacou o Presidente do TJ-PI.

—–
Fonte: Ascom/TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email