Desembargador Barbosa é Homenageado

Publicado por: admin

 
 

Hoje será a última sessão no TJ do Desembargador Barbosa.

Senhor Desembargador,

Despojo-me da amizade que nos nutre há mais de quarenta anos com o objetivo de levar-lhe a minha saudade nesta data limite de sua serventia como Juiz e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, escrita com as tintas do meu coração:

Éramos estudantes secundaristas e já pensávamos como homens. Esquecemos os sonhos de meninos; ultrapassamos os desejos dos jovens; alcançamos a maturidade dos homens. Nessa condição pugnávamos pelo bem estar do povo piauiense, desenvolvimento sócio-cultural do Estado do Piauí, criação da Universidade Federal do Piauí, construção da barragem de Boa Esperança, eleições livres, democráticas, banimento da corrupção da administração pública brasileira em todos os níveis. Nesse sentido tivemos grandes vitórias.

Memoráveis frentes de batalhas estivemos juntos em busca de nossos ideais, sofrendo as conseqüências terríveis dos afortunados e filhos da burguesia piauiense, fato que não nos desanimou à jornada cívica empreendida. Ao contrário desses episódios aprendemos a lição de auto estima. Hoje, orgulhosamente, podemos olhar para o nosso passado e contemplá-lo com a honradez de nossas atitudes, palavras e ações. Conquistamos horizontes benéficos.

Ingressamos um a um na Faculdade Federal de Direito do Estado do Piauí. Primeiro Jesualdo Cavalcanti Barros. Depois eu e posteriormente Vossa Excelência. Nela deslumbramos perspectivas a serem realizadas, sem, contudo, nos afastarmos de nossa trilha. Concluimos o curso de direito.

Saimos à cata de nossos objetivos colimados: Jesualdo Cavalcanti Barros enveredou-se pels trilhos da política, conquistando três mandatos de Deputado Estadual e um de Deputado Federal. Aposentou-se pelo Tribunal de Contas do Estado, no qual fizera uma grandiosa administração, inclusive com a construção de sua sede própria; quanto a mim, em particular, segui o concurso ministerial, alcançando à Procuradoria Geral de Justiça e Chefe do Ministério Público do Estado do Piauí, onde implantei a democracia plena, propocionando-me a eleição da lista séxtupla pelo quinto constitucional, concorrendo a um vaga de desembargador. Ingressei na lista tríplice e fui nomeado; Vossa excelência, des. Barbosa, percorreu os caminhos da Justiça, via concurso público, perigrinando por comarcas até chegar na capital. Foste, afinal, nomeado desembargador pelo critério de merecimento e eu tive a felicidade de saudá-lo como Procurador Geral de Justiça.

Induvidosamente a nossa vida é inatacável. Temos um passado de lutas em favor do Piauí e de sua gente. O exemplo disso é a fundação da União Piauiense dos Estudantes Secundários – UPES; Centro de Estudo da Mocidade Idealista do Piauí – CEMIPI; Teatro Estudantil Secundarista do Piauí – TESPI; Polícia Estudantil Secundarista do Piauí – PESPI; Tribuna Estudantil Secundarista do Piauí – TESPI; monumentais congressos estudantis em Teresina, Parnaíba, Floriano; fundação das entidades estudantis secundaristas de Oeiras, Floriano, Picos, Amarante, Regeneração, Água Branca, São Pedro, Valença, Parnaíba, Altos, Piripiri, Campo Maior, Pedro II, Piracuruca, Buriti dos Lopes, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e Beneditinos. Apoiamos a cultura, incentivamos à prática da leitura, do teatro, do escrever e primordialmente da honradez.

Des. José Gomes Barbosa, eis a minha modéstia homenagem nesta página como síntese de sua bondade infinita, trajetória de Juiz íntegro, honesto, sério, respeitado, caráter inconfundível, personalidade ímpar, consciencioso no julgar, extremoso pai, marido carinhoso, atencioso, dignidade sem par, conhecedor das artes, da cultura e do direito.

Por último, peço a Deus Onipotente que lhe dê muitos anos de paz, felicidade e saúde, extensivo a sua esposa Lúcia Barbosa e filhas.

Des. José Soares de Albuquerque

ASCOM – TJ/PI Dinavan Fernandes Araújo Assessor de Imprensa dinavanfernandes@hotmail.com ou Dinavan@tj.pi.gov.br Telefones: (86) 3216 7435 ou (86) 8804 9797

—–
Fonte: portalfolhadeteresina

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email