Desembargadora Rosimar conhece as deficiências do Fórum Central II

Publicado por: admin

 
 

“Irei até o Governador, ao Secretário de Educação para pedir a cessão de um prédio para o Fórum Cível. Há edificações ociosas, onde funcionaram escolas. Tenho a apoio da Presidência do Tribunal e vou atrás. O que não pode é a justiça continuar funcionando assim, popr falta de estrutura”, desabafou a Corregedora-Geral de Justiça, desembargadora Rosimar Leite Carneiro, ao conhecer, nesta sexta-feira(20), as condições de funcionamento do Fórum Central II, no centro de Teresina.

Acompanhada do sub-Secretário da Corregedoria, Dr. Raimundo Baptista, a Corregedora foi recebida pelos juízes Oton Lustosa(Diretor do Fórum), Orlando Pinheiro, Antônio Soares dos Santos e Antônio de Paiva Sales, além dos funcionários. O primeiro problema citado foi a falta de espaço físico. O Prédio foi construído em maio de 2000 pelo Governo do Estado, em terreno doado ao Judiciário pelo Tribunal de Contas do Estado, mas já não atende à crescente demanda.

O local não possui estacionamento, as salas são pequenas e não há elevadores para facilitar o acesso aos idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. “Já fiz audiências na calçada por absoluta falta de condições para uma das partes de subir as escadas”, relatou o juiz Orlando Pinheiro, titular da 3ª Vara de Família e Sucessões. Ele pediu também à Corregedora, o retorno do 3º Cartório do Fórum Central I para o local. “É triste ver os servidores indo e vindo no meio da rua, subindo e descendo escadas com pilhas de processos nas mãos”, acrescentou.

No local, falta também material de consumo e manutenção de equipamentos. Aparelhos de ar condicionado estão há meses quebrados ou funcionando precariamente, à espera de processos licitatórios para o conserto. Há luminárias e placas de forro quebrados, paredes avariadas pela umidade e computadores sem funcionar. Em uma sala, três funcionários trabalham com máscaras cirúrgicas para evitar reações alérgicas com a sujeira e ácaros. “Atendemos o jurisdicionado aqui por absoluta dedicação dos servidores, porque condições ideais não temos”, declarou juiz Oton Lustosa.

 

Providências

 

Impressionada com o que viu e ouviu, a desembargadora Rosimar Leite assegurou a imediata tomada de providências. Já determinou a transferência de dois funcionários para reforço na distribuição e expedição de mandados. Vai agilizar os reparos emergenciais na estrutura física, bem como a manutenção de equipamentos e reposição de materiais.

Por outro lado, ela destacou que essas são soluções emergenciais. Vou conseguir uma edificação junto ao Executivo para transferir essas Varas até que o nosso sonhado Fórum Central, que está em construção, fique pronto. “Irei até ao Governador se for necessário. O que eu não vou é me conformar com essa situação, que prejudica servidores e mais ainda, ao cidadão que procura a Justiça”, afirmou a Corregedora, acrescentando que visitará também as demais estruturas do Judiciário de Primeiro Grau.

—–
Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email