ENM: magistrado piauiense fala sobre pós-graduação na Espanha

Publicado por: admin

 
 

O juiz do Piauí Marcelo Mesquita Silva foi um dos selecionados pela ENM, que estiveram em Toledo (Espanha), de 7 a 24 de janeiro, para participar do curso em “Mercado, Sociedade e Estado na era da globalização”, durante a VIII edição dos cursos de pós-graduação em Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Castilha-La Mancha (UCLM). O magistrado, que definiu a experiência como “excelente, de alto nível e bastante producente”, falou ao site da ENM.

ENM – O senhor já havia participado de algum curso ou havia sido contemplado com alguma bolsa de estudo pela ENM?
Marcelo Mesquita –
Não, foi a primeira vez e fiquei muito feliz com a atenção e suporte dado pela ENM. Foi uma experiência importante e o respaldo  conferido pela Escola, uma instituição reconhecida, nos leva a dar o melhor de si para bem representar nossa magistratura e país.

Como o senhor avalia a pós-graduação no que se refere à estrutura e aos expositores?
A estrutura está consolidada. Trata-se do oitavo ano que promovem tais cursos e já possuem toda uma organização e uma grade de expositores qualificados. Reúnem professores de renome internacional, vindos de vários países da Europa e das Américas. Outro aspecto interessante é a oportunidade de participar de conferências em outras searas do Direito, já que se ministram cerca de oito cursos paralelos, como Teoria da Prova no Processo Penal, Direito Tributário Comunitário, Direito Econômico, entre outros.

Sob qual ponto de vista a globalização foi discutida pelos participantes?
Os estudos visam analisar a dimensão social no direito comunitário. Focam-se não simplesmente no caráter econômico dos blocos, mas na necessidade de criação e adequação de regras sociais e trabalhistas de caráter universal. Num segundo momento possui uma abordagem filosófica, debatendo-se  temas como a universalidade da justiça e garantia dos direitos fundamentais.

Qual a importância da participação brasileira nessa discussão?
O curso é voltado a pessoas de língua latina e procura analisar as diferenças e similitudes nos mercados unificados, sobretudo no campo social. O Brasil, como maior membro do Mercosul, é sempre citado e algumas experiências são apresentadas.

O senhor apresentará ou apresentou monografia?
A monografia não é exigida nas pós-graduações no nível de especialização, servindo como crédito para o Doutorado na Universidade. Como desejo seguir com os estudos, deverei apresentá-la e estou definindo o tema com o orientador.

 

—–
Fonte: AMB

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email