Estatístca: Uma Ferramenta a Serviço do Judiciário Brasileiro

Publicado por: admin

 
 

align=”justify”>Osman Mendes Ribeiro Estatístico CONRE-CE 1.113

O Conselho Nacional de Justiça está calculando e divulgando Indicadores Estatísticos do Poder Judiciário Brasileiro, nos âmbitos da Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Estadual. Estes indicadores são obtidos através de rigorosa metodologia estatística, do delineamento à disseminação e estão à disposição de todos para análise e tomada de decisão.

Para atender às determinações do Conselho Nacional de Justiça, está sendo estruturado o Setor de Estatística Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, com a finalidade principal de coletar dados primários e submetê-los a uma análise de microconsistência.

Dado primário é a informação obtida junto a cada informante, representando uma apreensão primeira e fragmentada da realidade. A coleta de dados é, para surpresa de alguns, uma etapa importante do trabalho estatístico. Se os dados primários não refletirem a realidade pesquisada, as análises subseqüentes serão tendenciosas e as decisões tomadas a partir delas não atingirão os objetivos fixados.

O Setor de Estatística Judiciária pretende estabelecer relações harmoniosas com os segmentos que fornecerão dados, lembrando que está em fase de estruturação, podendo vir a cometer falhas, que serão prontamente corrigidas, quando identificadas.

Realçamos, na oportunidade, a confiança e o apoio que temos recebido do Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Luis Fortes do Rego, a quem respeitosamente agradecemos.

E pedimos a compreensão e a colaboração de todos. O trabalho estatístico é feito por muitos e para muitos.

Dinavan Fernandes Araújo

Assessor de Imprensa

dinavanfernandes@hotmail.com ou Dinavan@tj.pi.gov.br Telefones: (86) 3216 7435 ou (86) 8804 9797

—–
Fonte: ASCOM – TJ/PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email