Início » Coordenadoria da mulher » Juiz destaca importância da Lei Maria da Penha no combate aos crimes contra a mulher

Juiz destaca importância da Lei Maria da Penha no combate aos crimes contra a mulher

Publicado por: admin

 
 
Criada para punir com mais rigor quem pratica violência doméstica, a Lei nº 11.340, nacionalmente conhecida como Lei Maria da Penha, completou 10 anos neste mês de julho. E é com a força prevista pelo legislador que a norma tem sido aplicada no estado do Piauí, chegando a 2016 com mais de 850 sentenças.
 
Para se ter uma ideia do volume de processos ajuizados sob a ótica da Lei Maria da Penha, 25% ou um quarto de todos os processos criminais distribuídos em Teresina são de crimes contra a mulher.
 
Segundo o juiz José Olindo, titular da 5ª Vara Criminal, que a partir de janeiro e 2011 passou a receber exclusivamente processos abrangidos pela Lei Maria da Penha, os números mostram que a legislação específica para punir, sobretudo, os crimes contra a mulher, tem cumprido seu papel. Ele destaca ainda o comprometidmento de toda a equipe e trabalho.
 
"Até 2011 a 5ª Vara Criminal recebia os processos de crimes comuns e os de violência doméstica. Somente em 2011 passou a ser específica. Desde então, começamos a trabalhar forte aqui. Hoje sou eu como titular e o juiz Diego Ricardo Melo de Almeida, que me auxilia. Além dele, temos psicólogas, assistentes sociais e um grupo de servidores empenhados na boa prestação jurisdicional, que compõem a equipe multidisciplinar da 5ª Vara Criminal", afirmou o juiz José Olindo.

NÚMEROS SEGUNDO O SISTEMA THEMIS WEB 
Desde 2011, foram ajuizados 8.741 processos, assim distribuídos:
 
– 1.272 em 2011
– 1.744 em 2012
– 1.722 em 2013
– 1.367 em 2014
– 1.657 em 2015
– 979 em 2016
 
Para o juiz José Olindo, a grande quantidade de processos que chega à 5ª Vara Criminal é um reflexo do trabalho célere que vem sendo feito. "Acredito que se procuram muito é porque percebem que os processos são julgados e os culpados condenados, do contrário, não teríamos esse grande volume. As mulheres também ganharam mmais coragem e estão denunciano mais", comenta o magistrado.
 
Ele informa que de 2011 até agora, foram julgados 5.666 processos e tramitam 7.248 processos. "Tivemos ainda 851 sentenças de mérito, que incluem absolvições, condenações, extinções de punibilidade, prescrições, e foram aplicadas 2.524 medidas protetivas", pontua o juiz José Olindo.
 
SEMANA PELA PAZ EM CASA
De acordo com o juiz José Olindo, a Semana Pela Paz em Casa é mais uma campanha que visa promover a paz em casa e estimular as ações contra a violência doméstica em todo o estado do Piauí. A campanha tem total apoio do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes.
 
A Semana Pela Paz em Casa acontece de 17 a 19 de agosto no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e tem como Supervisor o Desembargador José James Gomes Pereira e como Coordenador, o juiz auxiliar da Presidência, Antônio Oliveira. A campanha será desenvolvida em parceria com a Rede Piauiense de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher.

Durante a Semana Pela Paz em Casa deverão ser realizadas 113 audiências, que já estão marcadas, sendo 63 instruções e 50 preliminares. Contará também com quatro juízes, promotores e defensores públicos.

—–
Fonte: Ascom/TJ-PI

Compartilhe: