Livro sobre história da CGJ-PI integrará acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA

Publicado por: admin

 
 
O livro “Corregedoria Geral da Justiça do Piauí: Um Resgate da Sua Memória”, que retrata a história da CGJ-PI, integrará o acervo da Biblioteca dos Estados Unidos, em Washington. A solicitação de envio da obra foi feita pelo escritório de representação da Biblioteca no Rio de Janeiro (RJ). O livro foi lançado em maio de 2016, e foi escrito pelo servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) Francisco das Chagas Mendes de Meneses.
 
“A ideia de escrever este livro surgiu há muito tempo. Há seis anos eu vinha pesquisando, coletando dados como formiguinha, pegando uma informação aqui e outra ali. Na verdade surgiu da necessidade de termos informações da Corregedoria que hoje ocupa um espaço de grande importância dentro do contexto judiciário”, relatou Francisco Meneses quando do lançamento da obra.
 
O livro tem como referências obras de intelectuais como José de Arimatéia Tito Filho (“Sua Excelência, o Egrégio”) e Herculano Moraes (“Memorial do Judiciário – Roteiro para a História do Judiciário Piauiense”), que muito contribuíram para a preservação da memória do Judiciário piauiense, mesmo sem nunca ter havido uma abordagem especifica sobre a Corregedoria.
 
“Corregedoria Geral da Justiça do Piauí: Um resgate da sua memória” rememora a história da CGJ-PI desde a previsão constitucional de sua criação, em 1947, passando por sua efetiva instalação em 27 de julho de 1955, até a atualidade.
 
A publicação é de grande interesse da comunidade acadêmica, de operadores do Direito e mesmo de outras pessoas que buscam informações, não somente sobre a história da CGJ-PI, mas acerca da história de outros órgãos que compõem o Poder Judiciário. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, ressaltou o caráter histórico da obra, que faz um resgate da memória da CGJ-PI.

—–
Fonte: Corregedoria Geral de Justiça do TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email