Membros da Presidência, Corregedoria e Gestão Estratégica conhecem funcionamento das UPJs

Publicado por: admin

 
 

O Secretário da Primeira Instância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Pedro Cristóvão Pinto, apresentou na manhã desta terça-feira, 14.02, ao corregedor geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, aos juízes auxiliares Antonio Oliveira (Presidência) e Melissa Pessoa (Corregedoria), além de servidores da gestão estratégica, o modelo de funcionamento da Unidade de Processamento Judicial, ou “cartório do futuro”, como é chamada no âmbito do TJSP.

A UPJ surgiu em 2014, da necessidade de realocar força de trabalho para otimizar o serviço dentro das secretarias, em menos espaço físico. A unificação das unidades proporciona atender vários magistrados da mesma competência, diminuindo o tempo de tramitação dos processos e trazendo celeridade à prestação jurisdicional.

Os membros da Presidência e Corregedoria conheceram o passo a passo da implantação de uma UPJ, como a necessidade de padronização das rotinas e a redução das estruturas hierárquicas dentro das secretarias, práticas necessárias para a implantação da UPJ. Pedro Cristovão Pinto explicou ainda que o modelo da UPJ foi desenvolvido a partir de estudos de demanda e dentro das possibilidades estruturais das secretarias, visando priorizar o Primeiro Grau, ao mesmo tempo em diminuía gastos.

A UPJs em São Paulo trouxeram aumento de força de trabalho ao 1º Grau quando passaram a proporcionar realização de atividades específicas do gabinete, aumentando a produtividade, descentralizando a figura do magistrado e dando independência a cartórios e secretarias. Com esta mobilidade, a produtividade teve um crescimento de até 42% dos processos apreciados, diminuindo sensivelmente acervos e congestionamentos processuais.


Experimental

Presidência e Corregedoria Geral de Justiça estudam agora os meios legais e efetivos para a instalação em fase experimental de frentes de trabalho nos moldes da UPJ do TJ paulista.




 

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email