Movimento Pela Conciliação 2007

Publicado por: admin

 
 

align=”justify”>O Movimento pela Conciliação 2007 já começou. Este ano, em lugar de um Dia Nacional da Conciliação, como houve em 2006, o CNJ promoverá uma Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 8 de dezembro. O objetivo é realizar 200 mil audiências de conciliação em todo o País. No ano passado, o mutirão promoveu a realização de 84 mil audiências. Além da semana de conciliação, está prevista uma série de eventos, treinamentos e cursos, no esforço para elevar os índices de conciliação no Judiciário brasileiro.

A resolução pacífica de conflitos, por meio da conciliação, diminui radicalmente o tempo do processo, permitindo soluções rápidas, sem esperar pela tramitação convencional do processo. Além disso, segundo os especialistas, a solução encontrada pelas próprias partes é, muitas vezes, mais efetiva que a sentença proferida pelo juiz.

O Movimento pela Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio de órgãos do Judiciário e entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), entre outras organizações. Entre os eventos já agendados, está um encontro de assessores de comunicação do Judiciário, no próximo dia 5 de novembro, em Brasília, para discutir estratégias de divulgação do Movimento. Na mesma data, também se reúnem em Brasília os coordenadores do Movimento pela Conciliação de cada tribunal. Eles vão detalhar as ações a serem desenvolvidas este ano.

Tribunais de todo o País já estão mobilizados para o Movimento. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) tem um site exclusivo sobre atividades do Movimento pela Conciliação no Estado. Desde o dia 4 de outubro, pré-inscrições para partes que tenham uma ou mais ações ativas na Justiça e têm interesse em participar da Semana Nacional da Conciliação estão abertas no sítio www.tj.ba.gov.br/conciliacao. O TJBA designa aproximadamente 36 mil audiências para a Semana.

No Espírito Santo, o Tribunal de Justiça prevê 4.500 audiências e horário de atendimento das comarcas das 8h às 18h. A expectativa do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) é de realizar 10 mil audiências.

Uma agência de publicidade de Brasília cuida das peças de campanha do Movimento pela Conciliação, sem nenhum custo. A parceria com a D&M Comunicação foi possível através de entendimento com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que é parceira do Movimento pela Conciliação desde 2006. No ano passado, o Movimento contou com o apoio da agência paulista Etc., que criou anúncios para revistas e jornais, além de um filme para a tv, depois de desenvolver o conceito publicitário da campanha: duas luvas de boxe que, em lugar de buscar o conflito, perseguem o entendimento.

Mais informações sobre o Movimento pela Conciliação na internet, no endereço www.conciliar.cnj.gov.br. (RA)

Dinavan Fernandes Araújo Assessor de Imprensa dinavanfernandes@hotmail.com ou Dinavan@tj.pi.gov.br Telefones: (86) 3216 7435 ou (86) 8804 9797

—–
Fonte: CNJ ASCOM – TJ/PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email