Início » Coordenadoria da mulher » Núcleo Lei Maria da Penha presta homenagem às mulheres de Picos

Núcleo Lei Maria da Penha presta homenagem às mulheres de Picos

Publicado por: admin

 
 

O Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha de Picos realizou na tarde desta quinta-feira (08) no auditório do Fórum “Governador Helvídio Nunes de Barros” uma programação especial voltada à sociedade neste Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, mesa redonda avaliando a efetividade da Lei Maria da Penha.

O objetivo principal do evento foi possibilitar o diálogo entre os profissionais que trabalham com a Lei Maria da Penha e a sociedade no que diz respeito à efetividade da referida lei, seus avanços e entraves.

Estavam presentes na solenidade, as profissionais do Núcleo Multidisciplinar, as psicólogas Andréia Diniz e Paula Morgana Bezerra, a Assistente Social Lucileide Veras, o Juiz de Direito Titular da 4ª Vara Thiago Brandão de Almeida, o Juiz de Direito e Diretor do Fórum Adelmar de Sousa Martins, o Juiz titular da 3ª vara Geneci Benevides Ribeiro, o Promotor de Justiça titular da 4ª Promotoria Elói Pereira de Sousa Junior, a Defensora Pública da 4ª Defensoria Julieta Sampaio Neves Ayres, a Defensora Pública da 5ª Defensoria Valéria do Nascimento Buarque, a Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Syglia Samuelle de Brito Silva, a representante da União de Mulheres Piauiense – Núcleo de Picos Maria José Alves do Nascimento ( Nêga Mazé), Teresa Wenzel, entre outros.

O Juiz de Direito Titular da 4ª Vara Thiago Brandão de Almeida em discurso fez uma homenagem às mulheres pela passagem do dia dedicado a elas. Ele destacou ainda que a 4ª Vara da Comarca de Picos têm dentre suas atribuições, a competência para julgar as causas relativas à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Diretor do Fórum “Governador Helvídio Nunes de Barros”, Adelmar de Sousa Martins disse em sua fala que gostaria de ver o fim da violência e discriminação de gênero, com a aplicação da Lei Maria da Penha. Ele foi o primeiro juiz do Estado do Piauí a julgar um caso de violência doméstica e familiar contra a mulher.

O juiz titular da 3ª vara Geneci Benevides Ribeiro, Juiz substituto com maior tempo de atuação nas causas de violência doméstica e familiar contra a mulher também comentou os avanços da Lei Maria da Penha.

Várias autoridades destacaram a participação das mulheres na Sociedade e a importância do evento para a categoria. Observaram a satisfação em ver a presença das mulheres e ver a integração delas.

“O dia da mulher representa um grito às discriminações, é um reconhecimento de melhorias. Mas, as mulheres precisam, ainda, de conquistas maiores, principalmente, na política de direitos. Nós já temos leis avançadas, mas ainda existem dificuldades no cumprimento dessas leis. E ainda, a participação das mulheres no pleito político e a ação pública”, conclui, Maria José Alves do Nascimento (Nêga Mazé) representante da União de Mulheres Piauiense- Núcleo de Picos, militante há anos das causas referentes a violência.

Logo depois, Olívia Rufino– Professora, cantora e ex-vereadora de Picos, agraciou às mulheres, recitando um belíssimo poema. A programação contou ainda com a entrega de lembranças, a mulheres homenageadas pela Cacau Show. Ao final do encontro, foi servido um buffet. 

—–
Fonte: Site Jornalista292

Compartilhe: