Início » Coordenadoria da mulher » População abraça ações socioeducativas no combate à violência doméstica

População abraça ações socioeducativas no combate à violência doméstica

Publicado por: admin

 
 

As equipes do Núcleo de Defesa da Mulher e Multidisciplinar da Lei Maria da Penha em Teresina, com apoio do Detran e dos diversos parceiros da 5ª Edição da Semana da Justiça Pela Paz realizaram duas blitz simultâneas na manhã desta sexta-feira, 19.08, nos bairros São Joaquim (Zona Norte) e Dirceu Arcoverde (zona sudeste), com distribuição de material educativo aos motoristas.

Walter Lins, 57, marceneiro, recebeu material na blitz localizada na altura do Teatro do Boi. Ele afirmou passar sempre pelo local mas nunca ter sido parado em uma blitz para entrega de cartilha educativa. “É muito bom”, afirmou, “todo mundo precisa conhecer seus direitos, né? Vai que uma hora precisa”, disse Lins, que tem uma pequena empresa nas proximidades do mercado do bairro São Joaquim. “Aqui é bem movimentado por causa do comércio e o bairro tem muito bar e essas lagoas da prefeitura (Lagoas do Norte), acaba que tem muito caso de polícia aqui”, enfatizou Walter Lins, morador do São Joaquim há 34 anos.

Já a autônoma Maria de Fátima Santana foi abordada pela blitz da Semana da Justiça Pela Paz em Casa na avenida Joaquim Nelson, no bairro Dirceu Arcoverde, nas proximidades do teatro-escola João Paulo II. “Esse ponto é muito bom pra essa movimentação, porque tudo passa por aqui, sabe?”, disse Fátima, separada e mãe de dois filhos. “É bem triste isso de violência em casa, né? Graças a Deus nunca aconteceu comigo, mas é bom ficar esclarecida porque a gente pode até repassar ajuda pra alguém”, afirmou a autônoma, que levou material socioeducativo dobrado, para o caso de precisar passar para terceiros.

As ações sociais, concomitantemente ao esforço concentrado nas audiências judiciais, tem por objetivo informar diretos e fomentar o combate à violência doméstica, seja ela de forma física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Nesta 5ª edição, está sendo dada atenção também aos casos de violência de gênero, através da recém-criada Delegacia do Gênero.

Também atuam como parceiros as Comissões Nacional e Estadual da Mulher Advogada (OAB-PI), Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID/MP-PI), Fundação Wall Ferraz (PMT), Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres, Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Defensoria Pública), Delegacias Especializadas de Proteção dos Direitos das Mulheres, Central de Flagrantes de Gênero (Secretaria de Segurança-PI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Centro de Referência em Direitos Humanos (PMT), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS/PMT), Centro de Referência Para Mulheres Vítimas de Violência Francisca Trindade (Governo do Estado do Piauí), Centro de Referência Esperança Garcia (PMT), Coordenadoria Municipal de Políticas de Mulheres (CMPM/PMT).

 

GALERIA DE IMAGENS 

 

 

 

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe: