Início » Coordenadoria da mulher » Projeto do Juizado Especial de Violência Contra Mulher leva cidadania às escolas

Projeto do Juizado Especial de Violência Contra Mulher leva cidadania às escolas

Publicado por: admin

 
 

O Projeto “Falando sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher nas Escolas”, elaborado pela equipe técnica do Núcleo Multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Teresina-PI, que tem como Juiz Titular o Dr. José Olindo Gil Barbosa e como Juíza Auxiliar a Dra. Maria da Paz e Silva Miranda, deu continuidade as suas atividades.

No dia 25 de junho de 2013, a assistente social Daliane Fontenele de Souza e a psicóloga Renata Castelo Branco Lages Monte realizaram palestras sobre a temática para mães e/ou responsáveis e alunos das turmas de 5º Ano (turno manhã) da Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense, totalizando 62 participantes.

No dia 26 de junho, a assistente social Maria José do Nascimento e a estagiária de Psicologia Aline Rocha Bezerra realizaram palestra no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Tia Regina Napoleão, totalizando 22 participantes, e, no dia 27 do mesmo mês, as assistentes sociais Josenília da Silva Oliveira e Ana Lúcia Rebelo Sousa e a psicóloga Juliana Linhares Dias que ministraram no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Tia Jane, totalizando 16 participantes.

Na ocasião, foram entregues Cartilhas “Rompendo o Silêncio e Transformando Vidas”, elaboradas pelo Juizado, para os participantes das palestras e unidades da Lei Maria da Penha para o Núcleo Gestor, professores e demais servidores de cada unidade escolar, além do Livro de Conteúdo e Caderno de Atividades “Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professores em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais”, elaborado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República – SPM/PR.

Além das escolas municipais e estaduais do Bairro Mafrense, serão contempladas ainda com o Projeto as escolas dos bairros: Água Mineral, Alto Alegre, Parque Piauí, Pedra Mole, São Joaquim e São Pedro. Já participaram as escolas do Bairro Parque Brasil. A escolha dos bairros baseou-se no Relatório de Estudo da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí que apontou esses bairros como sendo onde residem o maior número das vítimas que deram entrada em processos no Juizado no período de janeiro a junho de 2012.

—–
Fonte: Ascom/ TJPI

Compartilhe: