TJ-PI deve implantar núcleo permanente de conciliação

Publicado por: admin

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) colhe os bons frutos da última Semana Nacional de Conciliação e como extensão do projeto do Conselho Nacional de Justiça, avalia a implantação de um núcleo permanente de conciliação.

O desejo foi manifestado pelo Desembargador Ribamar Oliveira, que foi o Coordenador Estadual da Semana Nacional de Conciliação no TJ-PI este ano. Para ele, seria mais uma alternativa para que a cultura de paz seja estabelecida entre as partes em conflito.

"Ano que vem devemos implantar um núcleo de conciliação, que funcionará durante todo o ano. Um núcleo permanente, não só durante a Semana Nacional, para que a qualquer momento as partes em processos possam se dirigir ao núcleo, tanto de primeiro como de segundo grau, para manifestar o desejo em conciliar", explicou o Desembargador Ribamar Oliveira.

A ideia para implantação do núcleo permanente de conciliação tem apoio do Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes.

O principal foco das ações de conciliação é mostrar para as partes que os processos podem ser resolvidos por outra via, que não a judicialização, evitando, assim, que centenas de processos cheguem ao Judiciário.

Se o processo pode ser resolvido de outra maneira, que não a judicial, é importante que se faça”, complementa o Desembargador Ribamar Oliveira.

 

—–
Fonte: Ascom/TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email