Tribunal de Justiça empossa solenemente Joaquim Santana

Publicado por: admin

 
 

Aconteceu às 19:00h, na noite deste sábado, 28/06, no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, Sessão Solene de posse do novel desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. O evento foi muito prestigiado com presença de diversas autoridades do executivo, legislativo e judiciário do Piauí, além de várias lideranças políticas e nomes do mundo jurídico e da imprensa. O presidente do TJ, Raimundo Nonato da Costa Alencar presidiu a solenidade.

O presidente do TJ/PI, desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, declarou aberta a sessão, explicando a sua finalidade e, em breve pronunciamento, anunciou  que Poder Judiciário do Estado do Piauí sentia-se honrado com a presença de todos na solenidade onde ora era empossado o mais novo membro do Colegiado da Egrégia Corte de Justiça do Estado, Joaquim Santana.

Foram convidados para compor a Mesa de Honra o Governador do Estado, José Wellington Barroso de Araújo Dias; o representante do Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antonio Uchoa; Dr. Arnaldo Bozon,  presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Dr. Silvio Mendes de Oliveira Filho, Prefeito Municipal de Teresina; Dr. Nelson Nery Costa, Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado; Dr. Osaias Oliveira, representante do Ministério Público; Dr. Sebastião Ribeiro Martins, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI; Dr. José Norberto Lopes Campelo, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Secção do Piauí e Dr. Abelardo Vilanova, representante do Tribunal de Contas do Estado.

O Presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Nonato da Costa Alencar, designou uma comissão formada pelos desembargadores Fernando Carvalho Mendes, José Ribamar Oliveira e Eulália Ribeiro Gonçalves,  para conduzirem o empossado para tomar assento com seus pares. Ao entrar, Joaquim Santana foi aplaudido de pé pelos presentes. Membros do mundo jurídico do Piauí, autoridades da política estadual, membro da imprensa, amigos, familiares e, principalmente, servidores que acompanharam Santana como Juiz titular da 7ª Vara Criminal da Capital, onde trabalhou o novel desembargador, lotaram o Auditório do Poder Judiciário.

O Presidente Raimundo Alencar, falou, em breves palavras, do regozijo para o Tribunal de Justiça em receber o desembargador Joaquim Santana no Colegiado da Egrégia Corte. Após a execução do Hino Nacional executado pelo pianista Luizão Paiva e saxofonista Enaldo Júnior, a mestre de cerimônia, jornalista Nadja Rodrigues, leu os vários telegramas recebidos pela posse de Joaquim Santana.

Des. Alencar concedeu a palavra ao desembargador Valério Neto Chaves Pinto para que fizesse a saudação oficial ao novel desembargador, em nome do Tribunal de Justiça do Piauí. Valério Chaves em seu discurso, durante a posse do Juiz de Direito, Joaquim Santana, à desembargadoria, disse da importância do empossado na composição do Colegiado da Egrégia Corte da Justiça do Piauí. Acrescentou dizendo, "Com a posse do desembargador Joaquim, quem sai ganhando é o nosso Estado, eu não poderia ficar ausente desta solenidade de posse, que acontece nesta noite no auditório do Tribunal de Justiça, o Piauí é quem ganha com a ascensão de um cidadão ao posto", falou o Valério Chaves. Santana também ouviu as palavras elogiosas do presidente da AMAPI, Sebastião Martins; Dr. José Norberto Lopes Campelo, que falou em nome da OAB-PI. Dr. Nelson Nery Costa, Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado.

Por ocasião de seu pronunciamento o Governador Wellington Dias lembrou do bom relacionamento que mantém, com o recém empossado Joaquim Santana, com todos setores sociais do Piauí. O Governador disse ainda, "Quem ganha com a posse do desembargador Joaquim é o nosso estado do Piauí. É um cidadão de honra ilibada, decente, humilde e trabalhador. Que Deus possa lhe abençoar na sua jornada" e arrematou "Continue sendo o mesmo homem que todos nós conhecemos e admiramos", disse Wellington Dias, aplaudido pela platéia.

O desembargador Raimundo Alencar concedeu ao novo membro do colegiado, Joaquim Santana, a maior Honraria do Poder Judiciário do Estado, o Colar do Mérito Judiciário, que foi criado em 1994 para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer nacionalidade que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça. a comenda foi trazida pelo filho do novo desembargador, Abel Santana. O Presidente do Tribunal de Justiça convidou a senhora Irecê Santana, esposa do recém empossado desembargador, para entrega da honraria.

Por ocasião do seu discurso, o novel desembargador Joaquim Santana, disse do seu desafio ao ser empossado, "É uma grande responsabilidade, tendo em vista que chego ao topo da minha carreira de magistrado e a responsabilidade aumenta", disse em seu discurso o novo desembargador, que promete lutar pela celeridade da justiça em conjunto com seus pares, acrescentou dizendo, "Não adianta querer isoladamente resolver os problemas. Espero que, com a modificação da lei processual, possamos contribuir de forma mais eficaz e dar celeridade à Justiça", disse.

Após o pronunciamento de Joaquim Santana, o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Alencar, declarou encerrada a solenidade, agradecendo a presença de todos. O novo membro do Judiciário piauiense recepcionou os convidados com coquetel na Sede Social da Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI.

—–
Fonte: ASCOM – TJ/PI Dinavan Fernandes Araújo e Fernando Castelo Branco

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email