TV Justiça discute o preconceito sofrido por quem é diferente

Publicado por: admin

 
 

O Via Legal traz uma questão de cidadania e respeito às diferenças.

O programa conta a história do jovem gaúcho que aprendeu cedo o significado de palavras como determinação e persistência. Pobre e bissexual, ele sempre conviveu com preconceitos mas, apesar das dificuldades, resolveu ir aos tribunais quando teve ameaçado o direito de se manter na universidade pública.

O programa também reapresenta a compensação pelos prejuízos causados por erros graves. Em Pernambuco, uma decisão da Justiça Federal obrigou a Caixa Econômica a reformar apartamentos interditados por falhas na construção. Para os moradores que viram o sonho da casa própria ruir, a vitória judicial é sinônimo de recomeço.

Mais de 200 mil famílias brasileiras vivem hoje na condição de sem terra. Muitas delas aguardam respostas do Judiciário. Direto do interior de São Paulo, a conquista de uma comunidade que comemora o fim de uma longa batalha pelo direito à área que ocupam.

O Via Legal acompanhou mais uma viagem do barco da cidadania, que desta vez levou atendimento a regiões isoladas da Amazônia. Uma viagem que significa dignidade para pessoas que vivem longe dos tribunais e que, por isso, não tem a quem recorrer na hora de buscar direitos como pensão ou aposentadoria.

O cinema tem sido um aliado importante para revelar detalhes de um momento delicado da história brasileira: a ditadura militar. O programa mostra o depoimento de parentes de desaparecidos políticos e da equipe de produção do filme "Batismo de Sangue". O resultado é uma reportagem que apresenta o caminho que as pessoas precisam trilhar para, pelo menos, amenizar as marcas deixadas pelo regime.
Exibições:

16/01 – 20h30
19/01 – 10h30
21/01 – 14h30

—–
Fonte: TV Justiça

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email