Início » TJPI » Notícias TJPI » VEP e SEJUS discutem a implantação de sistema de controle e identificação de presos
Publicado por: admin
 

VEP e SEJUS discutem a implantação de sistema de controle e identificação de presos

O juiz José Vidal de Freitas Filho, titular da Vara de Execuções Penais de Teresina e o Dr. Daniel Carvalho de Oliveira Valente, Secretário de Estado da Justiça, reuniram-se nesta sexta-feira,04.12 no Fórum Cível e Criminal para discutir a implantação do Sistema de Controle e Identificação de Presos – SCIP, em todos os presídios do Estado.

 
O SCIP, que é uma ferramenta do sistema Themis Web, do Judiciário Piauiense, de acompanhamento informatizado dos processos judiciais, permitirá a identificação de todos os presos e o controle de suas entradas e saídas dos presídios, fornecendo ao Judiciário, a qualquer tempo, o conhecimento da localização dos presos, o recebimento do Relatório Carcerário e de informações como trabalho e estudo dos apenados, fugas e recapturas.

A Secretaria de Justiça, com a implantação do SCIP, disporá, com facilidade, das informações necessárias sobre a existência de mandados de prisão, evitando as solturas irregulares, além de dados sobre outros processos criminais e condenações.

O SCIP foi desenvolvido pela Corregedoria Geral de Justiça e colocado à disposição da Secretaria de Justiça, devendo, em seguida, ser disponibilizado para a Secretaria de Segurança Pública e está com a implantação programada para o início de 2016, a princípio, na Penitenciária Irmão Guido, com o esforço conjunto do Poder Executivo e da Corregedoria Geral de Justiça, conforme acertado com o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Segundo o juiz Vidal, a implantação do SCIP contribuirá grandemente para a agilização da coleta de informações necessárias do sistema prisional, no controle da movimentação dos presos e na identificação dos detentos e foragidos da Justiça, podendo também auxiliar na elucidação de crimes e cooperando na redução da violência.  

—–
Fonte: Vara das Execuções Penais

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas notícias