Início » Member » Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas

Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas

Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas

Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, nascido no dia 12 de agosto de 1957, na cidade de Teresina-PI, filho de José Leopoldino Dantas e Maria do Socorro Martins Eulálio Dantas. Casado com Maria Lúcia Santos Eulálio Dantas e pai de 04 filhos: Lucas, Ricardo, Tiago e Lara.

Concluiu o primeiro grau de seus estudos na cidade de Picos-PI; o segundo grau na cidade de Recife-PE; e o curso de Bacharelado em Direito na cidade do Rio de Janeiro-RJ, na Pontifícia Universidade Católica do mesmo Estado (PUC-RJ), em dezembro de 1980. Montou banca de advocacia na cidade de Picos-PI, e em fevereiro de 1983 fez concurso para a Magistratura Estadual, logrando êxito e acessado ao cargo em outubro do mesmo ano. Iniciou como juiz-adjunto na comarca de São Raimundo Nonato, designado, em seguida, para as comarcas de Curimatá, Simões, Palmeirais, e aqui promovido para a 1ª entrância. Também atuou nas comarcas de Paulistana, 2ª entrância; Corrente, 3ª entrância, com posterior remoção para comarca de União, de igual entrância; e Parnaíba, 4ª entrância, topo da carreira em nível de 1º grau, sendo removido para Teresina nos idos de 1996.

Aqui chegando, foi designado para a 3ª Vara da Família da Assistência Judiciária, posteriormente convocado para presidir o Tribunal do Júri, no período de 2000 a 2002, em seguida removido para a 5ª Vara Cível, de onde foi acessado ao cargo de Desembargador, pelo critério de antiguidade. Ainda como juiz de direito de 1º grau, serviu junto à 1ª Zona Eleitoral de Teresina e Tribunal Regional Eleitoral, além de integrar e presidir a Turma Recursal Cível do Estado.

Participou de vários congressos e seminários direcionados ao aprimoramento na carreira. Também participou de várias ações voltadas para o desenvolvimento dos serviços judiciários do Estado, com destaque para a Justiça Itinerante, qualificada como “justiça da cidadania”.

Exerce a docência superior no Instituto Camillo Filho, e já colaborou com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Tem especialização em Direito Público, certificado conferido pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e especialização em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Foi condecorado com as seguintes medalhas: (1) Helvídio Clementino de Aguiar outorgada pela Associação dos Magistrados do Piauí; (2) Colar do Mérito Judiciário outorgada pelo Tribunal de Justiça; (3) Heróis do Jenipapo outorgada pelo Estado do Piauí; (4) Conselheiro José Antônio Saraiva outorgadas pelo Município de Teresina; (5)  Justiça Especial “Juiz Manoel Soares” outorgada pelos Presidentes do Tribunal de Justiça e do II Fórum dos Juizados Especiais do Piauí – FOJEPI; (6) Medalha do Mérito Policial Militar outorgada pela Polícia Militar do Estado do Piauí. Em solenidade solene realizada em 02 de junho de 2016, assumiu o elevado cargo de Corregedor Geral da Justiça.

Fonte/Fotografias: Dinavan Fernandes

Compartilhe: