Clipping Diário 17.05.2017

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CLIPPING DIÁRIO
17.05.2017

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

180 GRAUS

17.05.2017

POLÍTICA

Transferência da Vara Agrária causa divergência entre deputados na CCJ

Para João Mádison, transferência causará transtornos, principalmente para os pequenos agricultores

O projeto de Lei Complementar nº 07/2016, de autoria do Tribunal de Justiça (TJ-PI), que dispõe sobre a elevação de entrância, modificação de sede e ampliação de competência da Vara Agrária teve ampla discussão nesta manhã (16), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o relatório do deputadoEvaldo Gomes (PTC) a matéria se propõe a alterar alguns dispositivos das Lei 3.716/79 que dispõe sobre a organização judiciária no estado do Piauí, “para tanto cabe destacar que esta mudança ocorrerá apenas em relação a Vara Agrária de Bom Jesus para a Comarca de Teresina”, explica o relator.

O deputado João Mádison (PMDB) informou que conversou com o presidente do TJ, Desembargador Erivan Lopes, sobre a matéria. Na opinião do parlamentar houve um esforço muito grande para criar a Vara em Bom Jesus e tirá-la neste momento causará muitos transtornos, principalmente para os pequenos agricultores que precisam de resolver questões judiciais.

Fizemos um pedido ao presidente estamos esperando o deputado Fábio Novo (PT) que quer participar deste diálogo, e mostrarmos a importância da Vara Agrária, achamos que ficará muito inconveniente para as pessoas que trabalham na região”, explica.

João de Deus (PT) destacou que conversou com representantes da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura e afirma que estão preocupados com esta mudança. “Acho pertinente a preocupação do deputado João Mádison, fui procurado pela FETAG que se preocupa com a transferência da Vara para Teresina, pois ela foi criada para desembaraçar as questões de terras daquela região, para o empresário se deslocar para Teresina não há problema, mas para o trabalhador causará transtornos. Me coloco à disposição para participar desta conversa com o presidente do TJ”, disse.

Também de acordo com os pares, o deputado Aluísio martins (PT) ressalta que “esta Comissão tem se notabilizado quanto a avaliação do mérito, vejo que esta Vara em Bom Jesus é importantíssima. Sabemos que no processo de regularização fundiária há várias diligências, perícias, oitivas e se a Vara for transferida pra capital irá dificultar”. Os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Antônio Félix (PSD) pediram vistas da matéria. E o deputado João Mádison ficou responsável para agendar audiência com o presidente do TJ para discutir o assunto.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

180 GRAUS

17.05.2017

PARNAÍBA

Secretário de Parnaíba foi a câmara municipal prestar esclarecimento

O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Maurício Machado Jr., esteve presente nesta segunda-feira (15/05), às 19:30hrs. na sessão da Câmara Municipal , a fim de prestar esclarecimentos e darinformações aos vereadores, também a respeito da suspensão da liminar noTribunal de Justiça do Piauí, que proibia a licitação de linhas de ônibus para o transporte coletivo de Parnaíba.

É segunda vez que o secretário Maurício vai comparecer àquela Casa Legislativa, “o que é também um diferencial da gestão Mão Santa, porque na gestão passadas os secretários faziam era se esconder dos vereadores para não darem explicações.”, lembra Carlson Pessoa.


PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

CIDADE VERDE

17.05.2017

GERAL

Dia de Cooperar 2017 reúne entidades e iniciativas sustentáveis

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB ) promove próximo dia 1 de julho o Dia C de Cooperar no Piauí. O evento reúne entidades e parceiros cooperativistas em uma grande ação comunitária de promoção do cooperativismo e de iniciativas sustentáveis.

Willame Carvalho, Secretário Geral da OCB, explica que o evento é realizado todos os anos na mesma data e marca a celebração de todas as ações desenvolvidas no cooperativismo piauiense. O evento já ocorreu em todo o Brasil e já recebeu até homenagem do Papa Francisco.

“Nós comemoramos todas as ações e temos parceiros como o TRE, a SASC o Tribunal de Justiça e outras entidades, além das cooperativas . Teremos ainda eventos como distribuição de mudas, corte de cabelo, educação financeira, brinquedoteca, entrega de títulos e renovação de documentos”, explicou Willame.

Crescimento na Crise

Apesar dos fortes impactos sofridos pela crise econômica e política nacional, segundo Willame, o setor cooperativista tem crescido no Piauí e no Brasil. Atualmente são 64 cooperativas no Estado e 680 mil no país. 

“O cooperativismo é uma filosofia de vida onde as pessoas se unem para o desenvolvimento social. Estamos crescendo porquê somos pequenos investidores, empreendedores que se reúnem em cooperativa e organizam um ramo”, pontuou.

O Dia de Cooperar terá início as 16h no sábado, 1 de julho no Parque Potycabana.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

CIDADE VERDE

17.05.2017

ÚLTIMAS

Novo sistema facilitará emissão de certidões negativas do TJ-PI

Foi apresentado, nesta terça-feira (15), durante reunião na Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), o ambiente de testes do sistema de Certidão Negativa Unificada, que será implantado brevemente pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Trata-se de software, desenvolvido por analistas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), que unifica a emissão das diversas certidões cíveis e criminais de primeira instância do Judiciário Estadual, tanto online quanto presencial. 

A magistrada Melissa Pessoa, juíza auxiliar da Corregedoria, explica que esse novo sistema viabilizará a emissão, em um único ambiente, das certidões negativas e positivas de distribuição de processos que tramitam em todas unidades judiciárias de primeiro grau do TJ-PI (incluindo nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais), em qualquer um de seus sistemas informatizados: Themis WEB, Projudi, Themis Recursal, Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) e Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Além de oferecer maior comodidade ao jurisdicionado, o sistema também irá assegurar maior segurança à emissão dessas certidões, uma vez que reduzirá as possibilidades de falhas em função de homonímia (identidade de nome entre usuários distintos).

Durante a reunião, que contou com a participação também de servidores do Setor de Emissão de Certidões da Central de Distribuição da comarca de Teresina, foram apontados alguns ajustes a serem realizados para garantir maior eficiência ao novo sistema, cujas correções devem ser apresentadas em novo encontro, marcado para o dia 23 de maio, também na sede da CGJ-PI.

Online x presencial


As certidões negativas de distribuição de processos emitidas via internet ou de modo presencial, nas Secretarias de Distribuição Cível e de Distribuição Criminal, têm a mesma validade. Porém, quando o sistema verificar a existência de inconsistência nos dados apresentados ou problemas de homonímia, será necessário que o usuário busque a emissão presencial das certidões. Nos dois casos, o serviço é gratuito.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

CIDADE VERDE

17.05.2017

POLÍTICA

Presos condenados recebem penas impressas e cartilha

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí e a Vara de Execuções Penais de Teresina efetuaram ontem(15), a entrega dos cálculos da pena e da “Cartilha do Reeducando” a todos os presos que foram condenados e estão em processo de execução de pena.

A entrega, iniciada no mês de abril, na Casa de Custódia, foi concluída ontem, nas penitenciárias “Irmão Guido” e Feminina de Teresina, Unidade de Apoio ao Semiaberto, Colônia Agrícola “Major César Oliveira”, Centro de Detenção Provisória de Altos e Unidade de Apoio Prisional.

Os cálculos da pena são impressos, em papel, com as informações sobre as penas aplicadas a cada preso, a data de início do cumprimento e as datas prováveis de progressão de regime, livramento condicional e término de pena.

A Cartilha do Reeducando, elaborada pela Diretora do GMF, Géssika de Carvalho Barbosa e pelo juiz da VEP, José Vidal de Freitas Filho, tem informações sobre os direitos e os deveres dos presos, as características dos regimes fechado, semiaberto e aberto, as regras para progressão de regime e livramento condicional e alguns dos programas da VEP/Teresina, como o Sistema de Apreciação Antecipada de Benefício, pelo qual, trinta dias antes da data em que o apenado alcançará o tempo necessário para a progressão de regime e o livramento condicional, o processo de execução é encaminhado ao Promotor de Justiça, para manifestação, sendo, em seguida, concedido antecipadamente o benefício, se presentes os requisitos, para ser efetivado na data exata em que completado o requisito objetivo.

Constam, também, da cartilha, informações sobre o Programa de Cuidado Integral do Paciente Psiquiátrico – PCIPP, que tem por objetivo garantir às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei o tratamento necessário, durante o tempo devido, sobre o programa “Começar de Novo”, de disponibilização de vagas de trabalho para presos e egressos e o Programa Reconstruindo Vidas, que tem a missão de oferecer apoio social e psicológico aos reeducandos e seus familiares, bem assim de capacitação aos presos.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

PORTAL AZ

17.05.2017

POLÍTICA

Líder do PMDB propõe reunião com presidente do Tribunal de Justiça

O deputado João Madison, líder do PMDB, pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), que seja marcada uma reunião de parlamentares estaduais com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Erivan Lopes, para tratar sobre a transferência da Vara Agrária de Bom Jesus para Teresina

João Madison disse que é importante que a Vara Agrária continue funcionando em Bom Jesus, onde tem prestado relevantes serviços à população daquela cidade e de toda a região Sul do Piauí. O deputado Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Assembleia, considerou importante a reunião a ser realizada com o presidente do TJE.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

17.05.2017

POLÍTICA

Líder do PMDB propõe reunião com presidente do Tribunal de Justiça

O deputado João Madison, líder do PMDB, pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), que seja marcada uma reunião de parlamentares estaduais com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Erivan Lopes, para tratar sobre a transferência da Vara Agrária de Bom Jesus para Teresina

João Madison disse que é importante que a Vara Agrária continue funcionando em Bom Jesus, onde tem prestado relevantes serviços à população daquela cidade e de toda a região Sul do Piauí. O deputado Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Assembleia, considerou importante a reunião a ser realizada com o presidente do TJE.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

OITOMEIA

17.05.2017

POLÍTICA

CCJ busca Erivan Lopes para resolver impasse sobre Vara Agrária do Piauí

A matéria prevê elevação de entrância, modificação de sede e ampliação de competência da Vara Agrária atualmente instalada no município de Bom Jesus para Teresina

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (16/05), um projeto de lei complementar enviado à Assembleia Legislativa pelo Tribunal de Justiça do Estado, voltou a discutir sobre a Vara Agrária do Piauí.

A matéria prevê elevação de entrância, modificação de sede e ampliação de competência da Vara Agrária atualmente instalada no município de Bom Jesus, sul do Piauí, para a cidade de Teresina. O deputado Evaldo Gomes (PTC) foi o relator do projeto e deu parecer favorável. Mas o deputado Gustavo Neiva (PSB) decidiu pedir vistas da matéria, e junto com ele os deputados João Madison (PMDB) e Antônio Felix (PSD).

Na reunião ficou decidido que uma comissão composta pelos deputados da CCJ irá procurar o desembargador Erivan Lopes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, para conversar sobre a mudança da proposta.

Nós pedimos vistas do processo porque vimos que precisamos discutir com o presidente do Tribunal de Justiça a necessidade da Vara Agrária continuar no município de Bom Jesus. Pois nós sabemos que é lá que os maiores conflitos agrários estão concentrados. Sabemos da necessidade também de uma Vara na região Norte do estado, mas é importante manter essa na cidade de Bom Jesus. Se for necessário a gente pode até sugerir que se crie uma Vara Agrária qui em Teresina”, explicou o Gustavo Neiva.

O deputado João Madison ressaltou que a troca de sede seria um prejuízo enorme para a região Sul do estado. “Seria um prejuízo muito grande para o sul do Piauí a perda da sede da Vara Agrária em Bom Jesus. Então vamos buscar dialogar com o judiciário para evitar essa mudança”, disse João Madison.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

O DIA

17.05.2017

POLÍTICA

Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública julgará ação contra o Diário Oficial

A Ação estaria sendo financiada e ocultamente manejada pela “Máfia das Licitações”

A contratação direta do Diário Oficial dos Municípios pelas Prefeituras Municipais do Piauí, para a publicação de seus Atos Oficiais, nada tem de irregular, sendo perfeitamente legal, conforme pronunciou-se o Tribunal de Contas do Estado, ao ser chamado a manifestar-se na Ação Civil Pública que tramita contra o DOM na 1ª. Vara Fazenda Pública da Comarca de Teresina, patrocinada pelo ex-Juiz Marlos Jacinto, afastado da Magistratura Maranhense em decorrência do Art 28, II da Lei 8.906/94 e que se apresenta como o idealizador da “ficha limpa”, projeto de iniciativa popular aprovado pelo Congresso, mas que no qual, segundo se sabe, teve uma participação pessoal de pouca ou nenhuma relevância. 

O Tribunal de Contas do Estado, no seu papel de responsável pela fiscalização da gestão pública do Piauí, chamado a pronunciar-se na Ação de nº 0801394.09.2017, contra o Diário Oficial dos Municípios, em tramitação na 1ª. Vara da Fazenda Pública de Teresina, que tem como Juiz Titular o Dr. Aderson Antonio Brito Nogueira, foi incisivo em sua manifestação: “ … a legislação constitucional em vigor é clara em estabelecer que a contratação direta do DOM pelos Municípios do Piauí, se mostra manifestamente legal”, conforme subscreveram os Assessores Jurídicos José Pereira Liberato e Hugo Portela Costa Santos Filho, sob a chancela do Conselheiro Olavo Rebelo de Carvalho Filho, Presidente da Egrégia Corte de Contas do Estado. 

A qualidade, transparência e eficiência dos serviços prestados pelo Diário Oficial dos Municípios são coisas de todos sabidamente conhecidas e por todos sobejamente elogiadas. 

O que ocorre, na realidade, é que a correção com que tem se portado o DOM no trato para com a coisa pública e a seriedade com que tal serviço é prestado, naquilo que diz respeito ao estrito cumprimento da Lei e à orientação do TCE, principalmente à estreita colaboração que mantém com os órgãos integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública, atraíram sobre o DOM a ira daqueles que tentam burlar a legislação e o controle dos órgãos fiscalizadores, com vistas ao desvio de recursos públicos em causa própria e em detrimento das causas sociais aos quais são os mesmos destinados. Assim é que, contrariando os interesses de todos quantos desejam “escamotear” dados das administrações municipais, objetivando o alcance de interesses tão mesquinhos, principalmente fornecedores ligados a uma rede nacional clandestina de fornecimento e distribuição de medicamentos e de merenda escolar para Prefeituras Municipais de todo o Pais, já conhecida como a “Máfia das Licitações”, veio o Diário Oficial dos Municípios atrair a ira de tal “Máfia”, em decorrência da inafastável correção dos procedimentos por si adotados.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

O DIA

17.05.2017

POLÍTICA

inúmeras vezes efetuaram os agentes dessa organização criminosa, frustradas tentativas de corromper os dirigentes do DOM, com a promessa de enriquecimento fácil, pela prestação, segundo suas palavras, de “pequenas colaborações” no que diz respeito à publicação de documentos em edições de datas atrasadas, principalmente avisos de licitação, que deveriam ser publicados com datas retroativas a fim de justificar licitações já realizadas. Percebendo ser impossível corromper os responsáveis pelo DOM, passaram então a proferir ameaças de que “… iriam procurar um meio legal de impedir a sua circulação”, coisa que, agora, tentam alcançar através da malfada ação, ajuizada sob a orientação e com o financiamento da “Máfia das Licitações”, manejada por um ex-Juiz afastado da Justiça do Maranhão, o qual após tentar adquirir um nome de certa penetração nacional, com vistas a lançar-se no cenário político de seu Estado, teve a infelicidade de vir enxovalhá-lo no Piauí, ao aceitar o patrocínio de uma Ação que, sem sombra de dúvidas, poderia vir favorecer a falta de transparência no Estado e contribuir para a institucionalização da cultura da corrupção na gestão pública municipal de todo o Piauí.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

O DIA

17.05.2017

NOTÍCIAS

Líder do PMDB propõe reunião com presidente do Tribunal de Justiça

Líder do PMDB propõe reunião com presidente do Tribunal de Justiça

O deputado João Madison, líder do PMDB, pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), que seja marcada uma reunião de parlamentares estaduais com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Erivan Lopes, para tratar sobre a transferência da Vara Agrária de Bom Jesus para Teresina

.João Madison disse que é importante que a Vara Agrária continue funcionando em Bom Jesus, onde tem prestado relevantes serviços à população daquela cidade e de toda a região Sul do Piauí. O deputado Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Assembleia, considerou importante a reunião a ser realizada com o presidente do TJE.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email