Co-gestão: Corregedoria promove ciclo de reuniões com juízes da Capital
Autor(a): Vanessa Mendonça
O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, deu início nesta quinta-feira (18) a ciclo de reuniões com magistrados de 1º grau com atuação na Capital. Os encontros, realizados por meio de plataforma de videoconferência, fazem parte do projeto de Co-gestão da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e tem como objetivo aproximar o órgão da realidade das unidades judiciárias de todo o Piauí. Neste primeiro encontro, o corregedor dialogou com os juízes das Varas Cíveis e dos Feitos da Fazenda Pública da comarca de Teresina.
Durante o encontro foram debatidos temas comuns ao dia a dia forense nas diversas unidades judiciárias, como: uniformização dos sistemas de aferição de produtividade das unidades judiciárias, incremento da oferta de capacitação a servidores e magistrados, trabalho direcionado a um melhor entendimento acerca a aferição de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Assim como nos encontros regionais com juízes que atuam nas comarcas do interior na semana anterior, o corregedor também ressaltou a importância da efetivação das baixas processuais e assegurou o suporte da CGJ às unidades judiciárias na designação das unidades de apoio remoto do órgão, como a Secretaria Remota e o Gabinete Remoto. “Não serei um corregedor punitivo, mas conselheiro, orientador. Essa co-gestão é para nos aproximar da realidade das unidades judiciárias. Estamos aqui para, em primeiro momento, apoiar”, disse o desembargador Fernando Lopes.
O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), juiz Leonardo Brasileiro, parabenizou a CGJ-PI pela iniciativa e frisou que a instituição e os magistrados estão à disposição para somar com a CGJ na busca pela melhoria da prestação jurisdicional.
“A Corregedoria está de parabéns pela iniciativa de promover esses encontros com os magistrados de 1º grau, onde se concentra o maior volume de processos. Assim será possível conhecer a realidade das unidades judiciárias já desde o início da gestão”, afirmou o magistrado Thiago Brandão, juiz auxiliar da 4ª Vara Cível da comarca de Teresina e ex-presidente da Amapi.
O encontro desta quinta-feira contou com a participação dos magistrados das demais Varas Cíveis e dos Feitos da Fazenda Pública da Capital; dos juízes auxiliares da Corregedoria, magistrados Antonio Oliveira e Raimundo Holland; da secretária-geral da CGJ, Mônica Lopes; além de servidores da Corregedoria.
Cronograma
Seguindo o cronograma dos encontros, nesta sexta-feira (19) o corregedor se reunirá com os juízes das Varas Criminais e do Júri. Na próxima segunda-feira (22), a reunião será com os magistrados que atuam nas Varas Família e Sucessões, Infância e Juventude. Para fechar este ciclo de debates, o corregedor se dialogará com os juízes dos Juizados Especiais na terça-feira (23).