Início » Coordenadoria da mulher » “16 Dias de Ativismo”: Coordenadoria da Mulher do TJ-PI promove ação junto a mulheres do projeto Carnaúba

“16 Dias de Ativismo”: Coordenadoria da Mulher do TJ-PI promove ação junto a mulheres do projeto Carnaúba

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Como parte das ações realizadas durante a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoveu, na tarde desta terça-feira (3), atividade do projeto “Mais Vale Prevenir do que Remediar”. A ação foi realizada no Auditório do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), junto a integrantes do projeto Carnaúba, entidade formada por artesãs que utilizam a planta nativa como matéria-prima.

No local, a assistente social Leina Mônica, da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, entregou cartilhas contendo informações do projeto e ministrou palestra sobre a matéria violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na palestra, a assistente social apresentou os tipos de violência cometidas contra esse público, desde a forma de violência mais conhecida, a física, à violência psicológica, moral, patrimonial e sexual. Durante o encontro, fomentou-se discussões sobre possíveis sinais da violência doméstica. As participantes também foram orientadas quanto às formas e canais de denúncia existentes.

De acordo com o disposto na Lei Maria da Penha, a violência contra o gênero feminino “é praticada em casa, na rua, no trabalho, em qualquer lugar; seja pelo companheiro, familiar, ou em qualquer relação íntima de afeto”.

Durante a orientação, as mulheres do projeto Carnaúba também fizeram relatos de experiências vivenciadas em relação à matéria e de mulheres que conhecem e que passam por essa situação. “O objetivo é conscientizar esse público feminino sobre quais medidas tomarem ao se depararem com uma violência consigo mesmas ou com alguém de seu convívio”, declarou Leina Mônica.

Ação social

Na última quarta-feira, o Núcleo Multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica de Teresina realizou, também dentro da programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ação junto a estudantes do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), zona Sudeste, com o objetivo de conscientizar a juventude sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Na oportunidade, Sâmia Rodrigues ministrou palestra sobre o tema e esclareceu dúvidas dos alunos da turma de ‘Vestuário”.

Campanha

Governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas, associações desempenham, durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, ações conjuntas de solidariedade às vítimas, às ativistas, aos movimentos de mulheres e às defensoras dos direitos humanos das mulheres com a finalidade de eliminar a violência contra mulheres e meninas.

Compartilhe: