Início » TJPI » Notícias TJPI » Cejusc de Piripiri participa da primeira ação de cidadania de 2020 na zona rural de Brasileira

Cejusc de Piripiri participa da primeira ação de cidadania de 2020 na zona rural de Brasileira

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Piripiri, juntamente com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), participaram, na sexta-feira (7), da primeira ação de cidadania de 2020, na zona rural de Brasileira, termo judiciário daquela comarca. Desde sua implantação, há 1 ano e 8 meses, o trabalho de mediação e conciliação já resultou em acordos na ordem de aproximadamente R$ 1 milhão na comarca.

A ação é realização da Prefeitura Municipal de Brasileira, visando à disseminação da cultura de paz e da justiça social. No local, os cidadãos receberam orientações sobre suas contendas jurídicas e esclarecimentos sobre demandas pré-processuais, além de serem instruídos sobre os serviços prestados pelo Centro Judiciário.

A magistrada coordenadora do Cejusc de Piripiri, juíza Fátima Martins, destaca que “além das ações ligadas à cidadania, o Centro tem competência para homologar acordos protocolados diretamente pelas partes no sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico), inclusive aqueles oriundos do Procon”. “Além disto, compete-nos realizar conciliações e mediações, o que fomenta o diálogo e repercute positivamente no âmago das relações sociais”, ressalta.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email