Departamento de Defesa dos EUA destaca colaboração da Central de Inquéritos da comarca de Teresina em operação contra falsificação de vistos

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Uma colaboração entre a Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, a Polícia Civil do Estado do Piauí, o Serviço de Segurança Diplomática do Consulado dos Estados Unidos no Recife e o Departamento de Segurança dos Estados Unidos resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e na prisão de três pessoas no dia 2 de julho. A colaboração foi parte da Operação Visto Fake, que investiga uma agência de turismo piauiense que fraudava documentos que facilitavam emissão de vistos de entrada nos Estados Unidos.

No Piauí, a investigação foi coordenada pelo magistrado Luís Henrique Rêgo, juiz titular da Central de Inquéritos. “O delegado Matheus Zanatta fez um pedido, após uma reunião com emissários do consulado americano que vieram para cá para Teresina, para fazermos uma investigação em conjunto”, explica o magistrado. “Após algumas escutas telefônicas, rastreamos o falsário, que trabalhava para uma agência de turismo”.

Graças a um rastreio eletrônico, as atividades de falsificação de documento redirecionaram para o mesmo endereço de Protocolo de Internet (IP), uma espécie de carteira de identidade virtual. “O falsificador tinha várias contas de e-mail que usava para tentar despistar a lei. Mas como rastreamos todas as atividades para o mesmo IP, logo o identificamos”, esclarece o juiz. Além do falsificador, foram presos também um empregado e um ex-funcionário da agência de turismo responsável pelas falsificações.

Repercussão

O trabalho da Polícia Civil e do Judiciário piauiense ganhou repercussão fora do país. O site do Departamento de Defesa dos EUA publicou uma matéria a respeito do resultado da operação. De acordo com o texto, a Operação Visto Fake foi um exemplo de colaboração bem-sucedida entre o governo americano e a justiça brasileira.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email