Com chegada de novos centros de mediação de conflitos, EJUD prepara mediadores e conciliadores

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Objetivando o fomento da política inserida na Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, e também no sentido de ampliar o número de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania na Capital e comarcas do interior do Estado, de forma escalonada, a Escola Judiciária Piauiense (EJUD) está oferecendo, de 02 a 06 de outubro, curso de Mediação e Capacitação, nos turnos da manhã e tarde, de 08 horas às 12 horas, e 14 horas às 18 horas, na sede da Escola Judiciária do Estado do Piauí, EJUD, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A capacitação terá como público-alvo magistrados, servidores efetivos, comissionados, estagiários e colaboradores, e está sendo ministrada pelos instrutores Júlio César Rodrigues de Melo (servidor do TJDFT), Roberto Portugal Barcellar (Desembargador do TJPR), André Carias (Juiz de Direito do TJPR) e Raul Mariano Júnior (Juiz Federal do TRF3).

Dinâmica de grupo

O instrutor Júlio César Rodrigues de Melo explica que o curso é dado usando dinâmica de grupo, de uma forma mais ágil e prática. “O curso de mediação difere um pouco dos cursos normais que nós temos na área do Direito. Vê-se muito uma aula expositiva, onde professores falam e alunos ficam escutando. Na mediação a gente trabalha com conceito de ‘competência’. Não basta ter o conhecimento, e aplica-lo na prática, e a vontade de estar sempre renovando esse conhecimento e ampliando a sua habilidade de resolver problemas”, explica Júlio Rodrigues. “Por isso a aula também precisa ser diferente. Ela precisa ser teórica e também prática. Precisamos ‘puxar’ para a prática o máximo possível, então as dinâmicas são, simplesmente, fundamentais, porque depois que a pessoa tem acesso a um conteúdo ela vai aplicar esse conteúdo dentro ainda do curso, e depois nós voltamos e avaliamos essa aplicabilidade. No final nós realizamos uma reflexão sobre a aplicação do conteúdo na prática”, finaliza.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email