TJ-PI apoia serviço de teleatendimento “Alô Mulher Teresina”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Uma das metas da Justiça piauiense é o combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) apoia a campanha ”Alô Mulher Teresina”, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Teresina, que tem por objetivo prestar assistência às mulheres vítimas de violência neste período de distanciamento social. O enfoque é apresentar, para conhecimento dos seus servidores, colaboradores e do público em geral, a funcionalidade da plataforma de teleatendimento ”Alô Mulher Teresina”. O serviço de atendimento de urgência foi lançado no mês passado com o propósito de amparar, orientar e capacitar as mulheres de Teresina no âmbito da matéria violência doméstica.

A plataforma conta com um canal de emergência para as mulheres que desejarem relatar uma denúncia de agressão, o telefone 0800 033 0302. Para fornecimento do serviço, uma equipe de operadoras registrará em um prontuário digital as informações relatadas pela mulher e, mediante uma triagem, a direcionará para o ramal do celular de uma especialista na matéria, que fará o seu atendimento por meio de voz ou vídeo conforme a demanda.

Se constatada a necessidade de um maior acompanhamento à situação daquela mulher vítima de violência doméstica, o serviço vai oferecer a ela um monitoramento periódico, por meio de ligações ou mensagens via WhatsApp, a fim de verificar seu estado atual.

O monitoramento permitirá que seja disponibilizado no celular dessa mulher um ramal de emergência que poderá ser acionado em caso de extrema urgência, para identificar a mulher e sua localização em tempo real e, assim, assegurar o atendimento emergencial com mais eficácia junto às instituições responsáveis pela proteção e defesa dos direitos das mulheres.

Além disso, a plataforma também inclui serviços de saúde mental, assistência social e protagonismo feminino, com ênfase no trabalho e no empreendedorismo, a todas as mulheres de Teresina por meio de uma equipe especializada e com acompanhamento em tempo real.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email